Todos nós sonhamos com alguma coisa em algum momento das nossas vidas. Um projeto, uma ideia, uma empresa, ou alguma coisa que nos faz ficar pensando em como seria legal se pudéssemos realizar. Contudo, muitas vezes essas ideias empacam e não conseguimos sair do lugar, ou não sabemos por onde começar. Afinal, como tirar um projeto do papel ou como tirar uma empresa do papel? O segredo para tirar a sua ideia do papel é simples, apesar de ser trabalhoso. Para tirar uma ideia do papel, você precisa de duas coisas: planejamento e principalmente, realização.

O que é uma ideia?

 A ideia é, por definição, a representação mental de algo concreto, abstrato ou fantasioso. E, por ser uma representação mental, as ideias acontecem apenas na nossa cabeça. Como tirar um projeto do papel A ideia é também o primeiro estágio da concepção de qualquer realização. Ou seja, é a partir de uma ideia que qualquer negócio começa. Sempre temos ideias. Todos os dias temos ideias. Elas fazem parte da nossa vida e nos ajudam a elaborar cenários para lidar com as situações que ocorrem no nosso dia a dia. Mas, para que uma ideia se transforme em um negócio, existe um looooongo caminho a percorrer. Infelizmente, a maioria das ideias não são concretizadas. Muitas delas são bastante fantasiosas e não são viáveis, realmente. Mas mesmo as boas ideias muitas vezes ficam apenas na nossa imaginação.

Da ideia ao negócio: os obstáculos mais comuns ao tirar a ideia do papel

No caso das boas ideias de negócios que não se concretizam, a razão da não realização se deve a inúmeros fatores. Ao longo desses anos prestando serviços de consultoria empresarial aos mais variados tipos de empreendedores, percebi que a maioria das pessoas compartilham as mesmas dificuldades na hora de tirar uma ideia do papel. como tirar uma ideia de negocio do papel Assim, os obstáculos mais comuns são:
  • Medo do desconhecido
  • Medo de fracasso financeiro e social
  • Falta de conhecimento técnico
  • Falta de recursos financeiros
À primeira vista, você pode olhar e achar que são obstáculos fáceis de serem superados. Porém, na verdade, todos esses obstáculos são bem fundamentados e, portanto, são tão comuns a tantas pessoas. De maneira geral, nós, seres humanos (alguns mais, outros menos), buscamos a estabilidade e segurança, gostamos do que é conhecido, do campo seguro. Por isso, preferimos ficar confortavelmente onde estamos, do que nos aventurar em ambientes inexplorados (mesmo se o lugar onde estamos seja um lugar de sofrimento). Assim, preferimos sofrer em um lugar conhecido do que experimentar o desconhecido.  Além disso, queremos ser reconhecidos e respeitados dentro do nosso círculo social que escolhemos viver. Na nossa vida, buscamos a aprovação da nossa família e amigos. Então, a chance de um possível fracasso, capaz de colocar em risco a aceitação dos nossos entes queridos, é bastante amedrontadora.
Lançar algo novo é, portanto, algo que vai contra nossa busca natural pela estabilidade.
Apesar de que atualmente existe um movimento crescente de pessoas que tentam minimizar a importância desses obstáculos, eles existem. E então, sentir insegurança em relação a um novo negócio é absolutamente normal.

Como tirar a Ideia do Papel

Assim, tirar uma ideia do papel e criar um novo negócio, ou mesmo realizar uma mudança no processo que já está estabelecido, é um desafio. Mas é totalmente possível. 🙂 Qualquer pessoa é capaz de fazer algo novo ou mudar alguma coisa que não está indo bem. Para isso, é necessário ter uma ideia, elaborar um plano e principalmente, EXECUTAR, apesar do MEDO. como tirar uma empresa do papel A primeira etapa para tirar a ideia do papel é construção da ideia. É nessa etapa que você vai elaborar a ideia e por isso é importante falar sobre ela. Verbalizar, escrever são formas de materializar aquilo que está apenas nos nossos pensamentos. Depois que a ideia foi elaborada o suficiente, é o momento de planejar a sua execução. Para que possamos tirar uma ideia do papel, é necessário um movimento, uma ação no sentido de realizar alguma coisa concreta. Elaborar um plano ajuda bastante, pois orienta uma série de ações para o mesmo objetivo. Assim, de pouquinho em pouquinho, uma hora o resultado chega. Estabelecer datas também é uma ótima ferramenta para poder colocar em prática a sua ideia. Com isso, você firma compromissos de entregas e consegue fazer com que as atividades tenham um movimento.

Passo a Passo de Como Tirar a Ideia do Papel

1. Escreva a sua ideia no papel

Escreva sua ideia no papel Muitas vezes nós passamos dias pensando em alguma coisa e aquela ideia vai se tornando cada vez maior. Ficamos pensando e repensando. Cada hora temos uma nova ideia para agregar à ideia original e no fim, a ideia fica tão confusa que nós desistimos dela. Para tirar uma ideia do papel, primeiro é necessário escrever a a sua ideia no papel. Isso vai te ajudar a organizar melhor os seus pensamentos e materializar a ideia em forma de palavras. Não se preocupe, nesse momento, se ela é viável ou não, se você vai conseguir tirar a ideia do papel ou mesmo se ela é “absurda demais”. Pode ser a ideia de uma empresa, de uma startup, negócio, projeto, ONG, ou qualquer empreendimento que você estiver imaginando. Apenas escreva a sua ideia no papel.  

2. Planeje a sua ideia

Planeje sua ideia e tire do papel Com a ideia escrita no papel, é hora de planejar melhor. Faça perguntas chave como:
  • O que é o meu produto / serviço?
  • Para que serve?
  • Quem é a pessoa que vai comprar?
  • Por que essa pessoa vai comprar?
  • Quando essa pessoa vai comprar?
  • Quanto custa esse produto / serviço?
  • Quais matérias-primas vou precisar para elaborar o meu produto ou serviço?
Responda a essas perguntas, uma a uma, com calma. Esse exercício vai ajudar a clarear os seus pensamentos e organizar as atividades para tirar a ideia do papel.

3. Faça uma Pesquisa de Mercado

Pesquisa de Mercado para Tirar do Papel Pesquise no Google empresas que ofereçam produtos e serviços parecidos com os seus e veja o que elas oferecem e quanto elas cobram. Então, avalie se existe alguma necessidade de mercado que não esteja sendo atendida por essas empresas. Com essa pesquisa, você poderá identificar tendências que as empresas estão oferecendo, encontrar oportunidades e até ter novas ideias para a sua empresa. Além disso, você saberá o que está acontecendo no mercado e então poderá adequar a sua empresa.

4. Encontre os seus diferenciais

Diferenciais Competitivos para tirar a ideia do papel Após avaliar o mercado, concentre-se em identificar quais são os diferenciais competitivos da sua empresa. Uma boa pergunta a se fazer nesta etapa é: “Por que o cliente vai comprar na minha empresa e não nas empresas concorrentes?” Tente responder essa pergunta sinceramente. Se você não encontrar nenhum motivo pelo qual o cliente compraria na sua empresa, pense em um motivo e elabore uma solução. Isso vai fazer você voltar para a etapa 2 e rever a sua estratégia. O que você pode oferecer para que o cliente queira comprar na sua empresa e não na empresa concorrente? Encontrar os seus diferenciais é crucial para a estratégia de vendas da sua empresa, da sua ideia ou projeto, portanto dedique um tempo a encontrá-los.

5. Elabore o plano de comunicação e divulgação

Plano de Comunicação e Divulgação para tirar a ideia do papel Após o planejamento da sua ideia, está na hora de fazer o plano de divulgação, ou seja, planejar como você vai divulgar a sua empresa, produtos ou serviços. Primeiramente, o mais importante é saber O QUE dizer para atrair clientes que comprem seus serviços e COMO dizer. Para isso, existem muitas técnicas de comunicação para vendas, como estratégia de textos publicitários, copy e técnicas de storytelling. A comunicação deve estar 100% alinhada com a sua identidade de marca, ou seja: a sua comunicação deve transmitir uma mensagem que condiz com a imagem que você quer passar e como você quer visto pelos seus clientes. Exemplos: Uma empresa que vende medicamentos, deve passar uma mensagem de confiança. Uma que vende alimentos saudáveis, deve passar uma imagem de vida saudável. Uma creche para cachorros deve mostrar um ambiente de diversão e segurança. Após definida a estratégia da mensagem, é o momento de definir como você vai espalhar essa mensagem para o seu público. Hoje em dia existem muitas formas de divulgar uma ideia. Você pode elaborar um site institucional, um blog, criar uma conta no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Pinterest, fazer a divulgação em grupos do Facebook ou mesmo do Whatsapp. Pode também fazer mídia impressa como panfletos, íman de geladeira, revista do bairro. Assim, tudo dependerá da estratégia que você adotar para fazer a comunicação da sua empresa.

6. Faça o Plano Financeiro de Lançamento

Planejamento financeiro para tirar a ideia do papel Depois de definido o produto e a forma de divulgação, é o momento de fazer o planejamento financeiro para avaliar a viabilidade do negócio. Existem dois custos que você deve levar em consideração na hora de tirar a ideia do papel: o custo de investimento inicial e o custo mensal da sua empresa. Despesas iniciais: desenvolvimento de logotipo, construção do site ou loja virtual, estoque inicial, reforma do imóvel, compra de equipamentos, custo de abertura de empresa, entre outras despesas que acontecerão uma única vez, no começo. Despesas diretas (despesas que variam de acordo com a produção do produto / serviço): matérias primas, embalagens, frete, entre outras despesas que variam em função da produção. Despesas indiretas (despesas que não estão ligadas diretamente à produção): anúncios no Google Ads, gestão de redes sociais, custo de compra de matéria prima, funcionários, impostos, serviços de contabilidade, gastos indiretos como luz, água, gás, telefone, entre outras despesas indiretas. Você pode diluir os custos iniciais de investimento em um período de tempo determinado (normalmente 2 anos), descontando esses custos mês a mês. Vejamos o exemplo abaixo, considerando:
  • Valor de venda de R$ 120
  • Meta de venda: 50 produtos por mês
  • Produção de 50 unidades de produto por mês ao custo de R$ 700
  • Despesas iniciais de R$ 10.000 diluídos em 10 meses
  • Despesas indiretas mensais de R$ 1.500
  • Impostos de 6% sobre faturamento
Como Tirar a Ideia do Papel Planejamento É importante fazer um planejamento financeiro para então você poder saber quantos produtos ou serviços você precisará vender para não ter prejuízo e quantos você precisará vender para obter o lucro pretendido.

7. Defina as Atividades e o Cronograma de Lançamento

Cronograma Lançamento para tirar ideia do papel Escreva em um papel todas as atividades necessárias para tirar a ideia do papel, ou seja, quais são as ações necessárias para lançar a sua empresa / projeto ou ideia. Depois de escrever, enumere as atividades por ordem cronológica de execução, estabeleça datas e as pessoas responsáveis por realizar cada atividade. Abaixo um exemplo de cronograma de lançamento de empresa: Como Tirar a Ideia do Papel Lançamento Empresa

8. REALIZE

como tirar a ideia do papel empresa projeto startup negocio Enfim, chegou o momento mais esperado de todos: a realização da sua ideia. Depois de todas as etapas concluídas, é hora de tirar a ideia do papel! Essa etapa é a famosa “mão na massa” na qual você vai colocar em prática todo o planejamento. O segredo dessa etapa é REALIZAR o que foi planejado. Realize, faça o que foi desenhado, nas datas certas. Fazer as atividades propostas parece algo relativamente fácil, mas essa é a etapa em que as pessoas mais costumam travar. Na hora de tirar do papel, as pessoas postergam, não realizam, inventam todas as desculpas para não fazerem, para não saírem do lugar. Por que isso acontece? Porque as pessoas preferem permanecer em uma situação conhecida, mesmo que isso cause sofrimento, do que lançar-se ao desconhecido. Normalmente, morremos de medo de mudar, de fazer algo novo.  Por isso, na etapa de realizar as atividades, as pessoas têm medo e acabam não fazendo. A minha dica para você é: faça, realize. Mesmo que você não estiver com vontade, mesmo que você não queira. FAÇA o que você se propôs a fazer. Apenas realizando você será capaz de tirar a sua ideia do papel.

Tirando a Ideia do Papel Um Passo de Cada Vez

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Não é tão simples quanto parece, claro, pois tirar uma ideia do papel envolve outras coisas que estão além do nosso controle consciente e que muitas vezes nos deixam paralisados, na inércia: são os nossos medos, inseguranças e traumas anteriores relacionados ao fracasso. Quando nos deparamos com um novo desafio, costumamos olhar lá pra frente e criamos um cenário amedrontador: Mas e se der errado? E se ninguém quiser meu negócio? Ou se ninguém comprar? Ou então, se eu perder dinheiro? E se…e se.. Antecipando todo esse possível cenário de fracasso, nós não nos permitimos nem começar. Vem um desânimo, um cansaço de começar… Então, para aqueles que querem tirar uma ideia do papel, eu sempre digo: uma coisa de cada vez. Não pense lá na frente, pense no agora. O que é preciso fazer agora? Faça o passo a passo do planejamento da ideia. E aos poucos, as perguntas vão sendo respondidas e o medo vai passando. Mas é preciso se mexer. Dê o primeiro passo. E depois o segundo. E amanhã o terceiro. Vá com calma, que aos poucos, você com certeza chegará lá.
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