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A Consultoria Plano de Negócios é destinada a empreendedores e empresas em fase de planejamento de um novo negócio.
Foi desenvolvida para quem quer lançar sua empresa ou planejar seu negócio com segurança. Para começar certo desde o início, sem colocar em risco seu investimento.
Formada em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em Marcas, Produtos e Serviços. Com MBA em Gestão em Negócios pela BSP - Business School São Paulo. Cursando MBA em Inovação e Capacidades Tecnológicas pela FGV - Fundação Getúlio Vargas. Possui nano certificações em Gestão Ágil e Projetos, Negociação Estratégica, Storytelling.
Mais de 15 anos de experiência coordenando equipes para execução de projetos horizontais. Atuação nas áreas de atendimento, marketing, planejamento e projetos em grandes empresas e multinacionais.
Founder & CEO da Brasileiros pelo Mundo, agência de turismo de nicho online, com empresas no Uruguai e Argentina. Líder em seu mercado de atuação. Já levou mais de 60 mil pessoas para viajar desde 2012. Co-Founder da Go Digital Factory, empresa de serviços de inovação e transformação digital. Baseada em Lisboa, tem foco no mercado europeu. Founder e consultora da Vamos Tirar do Papel.
Foram mais de 100 projetos de planejamento de negócios desenvolvidos para empresas de todos os portes e segmentos de mercado. em diversos estados do Brasil e também empresas internacionais em San Francisco - CA, Lisboa, Uruguai, Argentina e Alemanha.
Plano de Negócios Profissional desenvolvido pela Consultora durante as sessões
8 Sessões de Consultoria Individual de 1h30 cada uma, realizadas remotamente via Zoom
Material de apoio e orientação sobre técnicas e ferramentas de negócio
A consultoria de Plano de Negócios da Vamos Tirar do Papel possui uma estrutura que reúne todas as informações necessárias para o planejamento de qualquer negócio, em qualquer segmento de atuação. Além disso:
1 – Somos especialistas em Branding e Marketing. Então podemos nos aprofundar mais nessas estratégias.
2 – Somos especialistas em Lançamento de Projetos. Então, o nosso plano é totalmente orientado para a execução e implantação do projeto.
A primeira etapa do Plano de Negócios é a definição do modelo de negócios. Em outras palavras, vamos definir o que é o negócio e qual é a sua proposta de valor.
Nesta etapa, vamos elaborar um estudo do mercado no qual o negócio está inserido. Avaliaremos quais são os principais concorrentes da empresa e seus fornecedores. Vamos desenvolver matrizes de análise com as principais informações para comparação estratégica. Aqui também vamos analisar os principais stakeholders do negócio. Terminamos essa etapa avaliando as tendências do setor e nichos existentes no mercado.
Para o desenvolvimento de Plano de Negócios de grandes empresas e projetos, podemos também desenvolver uma Análise PESTEL.
(Os clientes são tão importantes, que separamos uma etapa exclusiva para a sua análise: serão avaliados na etapa 6).
O Branding – também conhecido como Definição de Identidade de Marca – é uma das etapas mais mais importantes do Plano de Negócios.
A definição do propósito da marca é o ponto de partida de qualquer negócio. O entendimento do porquê o negócio existe é fundamental para orientar todas as estratégias da empresa.
Nesta etapa, vamos definir o propósito do negócio, o posicionamento e as principais características da marca. O objetivo é gerar conexão com as pessoas e com os clientes.
Afinal, cada dia mais as pessoas querem saber no que a empresa acredita e quais são os seus valores verdadeiros. Empresas com um propósito poderoso tem mais chances de se conectar com seus clientes e assim, obter mais sucesso.
Nesta etapa do Plano de Negócios, vamos definir os produtos e serviços que a empresa vai oferecer, com base no seu propósito de marca e no seu posicionamento de mercado, definidos na etapa anterior.
Vamos definir as principais características do produto ou serviço: Características Funcionais, Benefícios Emocionais, Embalagem, Preço e Canais de Venda.
Para negócios com mais de um tipo de produto, vamos definir também as linhas de produtos.
Esta etapa também pode ser chamada de Estrutura Operacional ou Plano Operacional.
Vamos definir como a empresa irá se organizar internamente para oferecer seus produtos e serviços para seus consumidores.
Aqui, vamos planejar: processos-chave da empresa, necessidade de recursos humanos, organograma, sistemas gerenciais, controles, relatórios e indicadores (KPIs).
Vamos analisar o perfil do cliente, seus principais hábitos de consumo e local de compra. Vamos definir a jornada de compra do cliente, passando por todos os 5 passos. Por fim, iremos definir quais são as buyer personas do negócio, avaliando suas principais dores e desejos.
O objetivo dessa etapa é entender o perfil do consumidor do seu negócio para poder oferecer produtos que façam sentido para ele e elaborar uma comunicação que tenha aderência com seu público.
Em alguns casos específicos, podemos desenvolver também um questionário para o desenvolvimento de pesquisa de perfil consumidor.
O Plano de Marketing do Plano de Negócios da Vamos Tirar do Papel contempla a definição de estratégias de marketing digital e marketing offline para lançamento do negócio.
Nesta etapa, vamos elaborar e definir: os melhores canais de comunicação para o negócio, estratégia de Inbound e Outbound, marketing do ambiente (no caso de lojas físicas), estratégia de promoção, parcerias, programa de indicação, programas de impacto social e ambiental. Vamos elaborar ações de pós-venda e ação para mensuração de NPS. Além disso, vamos elaborar as principais estratégias do plano de lançamento de negócios.
Os objetivos do Plano de Marketing são: lançar o negócio da melhor forma possível, criar awereness, captar clientes e aumentar as vendas.
Na etapa de Plano Financeiro, vamos elaborar o planejamento financeiro do negócio e a análise de viabilidade econômica. Diferentes projetos têm características diferentes. Portanto, cada Plano de Negócio terá uma análise financeira desenvolvida especificamente para o negócio.
Vamos desenvolver a estimativa de investimento inicial, capital de giro, faturamento mensal da empresa, custo unitário do produto e matéria prima, custos de comercialização, custo das mercadorias vendidas, custos com mão de obra, custo com depreciação, custos fixos operacionais mensais, impostos, DRE e indicadores de viabilidade (Lucratividade, Break Even Point e ROI). Além disso, vamos estimar o volume de vendas e projetar diferentes cenários: otimista, pessimista e médio.
No caso de Plano de Negócios destinado a abertura de empresas, o planejamento financeiro é feito do zero junto com o empreendedor, para que ele possa entender os conceitos financeiros de um negócio e possa tomar as melhores decisões para seu negócio no futuro.
Nesta etapa vamos desenvolver a Análise SWOT, também conhecida como Análise FOFA. Esta análise estratégica de negócios é elaborada a partir das informações obtidas ao longo do desenvolvimento do plano de negócios.
Na Análise SWOT, vamos avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio.
Alguns negócios podem requerer outros tipos de análise mais aprofundada, como Análise das 5 Forças de Poter, Análise dos Fatores Críticos de Sucesso, entre outras. Estas análises podem fazer parte do Plano de Negócios, se a empresa precisar.
Na última etapa do Plano de Negócios, vamos desenvolver o plano de lançamento do negócio. É hora de tirar do papel.
O plano de lançamento consiste em definir todas as atividades necessárias para o lançamento da empresa, definir os responsáveis e estabelecer datas de entrega para que o plano possa ser implementado.
O plano de lançamento do negócio é elaborado de acordo com as melhores práticas de gestão de projetos, para facilitar e tornar mais fácil a sua execução.
Objetivo é envolver o empreendedor no planejamento do seu negócio e capacitá-lo para que seja capaz de fazer a gestão da sua empresa no futuro.
Foco são empresas que precisam planejar novos negócios, entrada em novos mercados, desenhar um programa interno, evento ou projeto social.
A Consultoria Plano de Negócios é orientada a qualquer tipo de negócio, segmento e tamanho. Desde empresários individuais MEI e autônomos, passando por empresas com lojas físicas, e-commerces, franquias, até grandes projetos e eventos.
Algumas empresas e projetos requerem algum planejamento adicional ou mesmo não precisam de todas as informações. A Consultoria Plano de Negócios da Vamos Tirar do Papel é flexível para contemplar todas as etapas acima e também outras informações que o planejamento do negócio exija.
O desenvolvimento do Plano de Negócios é feito em tempo real durante as sessões, participando o empreendedor de todas as etapas do planejamento da sua empresa.
As sessões de consultoria são um conjunto de aulas teóricas e práticas, onde o empreendedor aprende sobre técnicas e ferramentas de gestão para desenvolver suas habilidades.
O plano de negócios da Vamos Tirar do Papel leva em consideração a realidade do empreendedor, do seu capital de investimento e condições de realização, para viabilizar um negócio possível dentro da sua realidade.
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