Acreditar no seu negócio foi imprescindível para que Hellen de Barros pudesse enfrentar os obstáculos iniciais e obter sucesso no seu restaurante. Confira abaixo o relato da sua história.

Acreditar no seu negócio é a primeira coisa que o empreendedor tem que fazer

“Nós éramos muito pobres. Em casa não havia TV e usávamos roupas que os outros nos davam. Fui nascida e criada em São Gonçalo Beira Rio, uma comunidade ribeirinha bem pequena, em Cuiabá.

A muito custo me formei na faculdade de contabilidade e ingressei na carreira corporativa, onde permaneci por alguns anos. Até que um dia meu irmão me chamou para ajudá-lo a construir o seu maior sonho: abrir um restaurante.

Eu não sabia nada de restaurantes, mas topei. Estava querendo sair da empresa e esse convite me pareceu uma boa oportunidade para mudar de ares.

No começo foi muito difícil. Abrimos a nova empreitada em uma região chamada Rota do Peixe, conhecida pelos tradicionais restaurantes especializados em peixe. Todos os restaurantes ao lado do nosso já eram conhecidos e ficavam sempre cheios. Mas o nosso ficava vazio. Tinha dias que jogávamos a comida fora, porque ninguém aparecia.

Não tínhamos carro, então fazíamos as compras de moto. Pensa em um sufoco! Eu carregava as caixas de suprimentos na minha Honda Biz e atravessava a BR lotada de compras, me equilibrando até chegar ao restaurante.

Tudo estava indo mal e, para piorar, recebíamos muitas críticas de nossos amigos e família.

Mas por alguma razão nada daquilo parecia abalar o meu irmão. Ele simplesmente não desanimava. Ele acreditava que o restaurante ia dar certo e nunca teve uma dúvida sequer. Lembro que no fim do dia, com o restaurante vazio, ele me dizia: “Tudo bem Hellen, não veio ninguém hoje, mas amanhã vai vir gente, você vai ver”.

Foi a esperança dele que nos manteve firmes nos piores momentos. 

Um dia, a nossa sorte começou a mudar. Naquele fim de semana, todos os restaurantes estavam lotados e não havia lugar para se sentar. E então começaram a chegar os nossos primeiros clientes. Eles gostaram tanto, que voltaram no fim de semana seguinte. E a cada dia que passava tínhamos mais clientes. E cada vez mais.

Hoje, o nosso restaurante vive lotado e figura entre os mais conhecidos da cidade. Deu tão certo que minha irmã e meu tio abriram seus restaurantes. Agora, toda a minha família trabalha no ramo também.”

Hellen de Barros

Hellen de Barros tem o empreendedorismo correndo em suas veias. Formada em Contabilidade, Hellen começou sua trajetória construindo um restaurante especializado em peixes com seu irmão. Depois, montou uma loja de embalagens que hoje é uma das principais referências no seu setor em Cuiabá. Agora, Hellen está lançando para sua terceira empreitada: uma loja especializada em fraldas. 

Business Tales - Histórias de Empreendedores

O relato da Hellen de Barros faz parte do Business Tales, projeto editorial que conta histórias de empreendedores com o objetivo de mostrar os bastidores do empreendedorismo e apoiar as pessoas que também querem tirar suas ideias do papel.

Texto de Adriana Kimi Rodrigues, com revisão de Bruno Scartozzoni e foto de Gabi Haddad.

Veja Mais Histórias de Empreendedores

Seja um Consultor Associado
e comece a vender agora

Preencha os formulário abaixo e receba informações sobre o Programa de Consultores Associados da Vamos Tirar do Papel

Inscreva-se para a Lista de Espera

Curso Plano de Negócios

E-book Gratuit0

Como Fazer o Plano de Negócios

Baixe o e-book ‘Como Fazer o Plano de Negócios’ Desenvolvido pela Vamos Tirar do Papel Consultoria 

Iniciar a Conversa
1
Fale Conosco
Olá, sou Adriana Molha, especialista em planejamento e lançamento de negócios, marcas e produtos.

Você tem uma ideia de negócio ou precisa melhorar sua empresa?

Envie sua mensagem por Whatsapp, que eu possa entender melhor o seu projeto.

(O horário de atendimento é de segunda à sexta feira das 9h às 18h)
Você aceita receber mensagens da Vamos Tirar do Papel?