Confira a história da Adriana Kimi Rodrigues, que enfrentou diversos obstáculos para abrir uma empresa no exterior e hoje se tornou uma agência de viagens referência em seu segmento.

“Quando eu cheguei no Uruguai eu mal sabia falar espanhol. Tive a oportunidade de me mudar para o país e fui, na cara e na coragem, sem pensar muito.

Foi lá que eu consegui realizar meu grande sonho de ser empreendedora. Abri uma agência de turismo especializada em viagens de brasileiros para o Uruguai.

No começo foi bem difícil. Não sabia como funcionavam as coisas e tive que ir atrás de tudo sozinha. Se em português já é difícil abrir uma empresa, imagina abrir uma empresa no exterior, estando em um país em que você não fala o idioma?

Para piorar, não tive nenhum apoio de ninguém. Pelo contrário. As pessoas ao meu redor torciam para que eu desistisse da agência e fosse procurar um “emprego de verdade”.

Uma vez, ao chegar em casa, meu namorado na época me disse que já que eu ficava em casa o dia todo sem fazer nada, eu poderia pelo menos faxinar a casa. Outra vez, tive que ouvir uma amiga me perguntar por que eu estava perdendo tempo com um blog, em vez de estar fazendo entrevistas de trabalho.

Mas não desisti. Estava completamente empenhada em abrir a minha própria empresa, apesar dos comentários das pessoas.

Então, fui à Receita Federal Uruguaia e preenchi os formulários de abertura de empresa, sem nem saber direito o que eu estava fazendo. Afinal, eu mal falava espanhol na época. Ainda mais termos jurídicos, imagine.

Depois, descobri quais eram os impostos que eu deveria pagar e como era o processo de emissão de notas fiscais. Como era tudo muito diferente do Brasil, me atrapalhei toda no começo.

Com a empresa formalizada, lancei o site da agência e fui atrás de fazer parcerias.

Em Punta del Este estava acontecendo uma feira de turismo internacional. Então, reservei meu lugar, ensaiei meu discurso e lá fui eu para a feira.

Você não pode imaginar a emoção que eu estava sentindo quando cheguei àquela feira. Eu me senti tão vencedora, tão conquistadora, estava super emocionada. Senti que aquele era o começo de uma grande aventura.

Na feira, conversei com meus primeiros fornecedores, fazendo mímica. Tudo o que eu tinha era um tablet e um site com mil visitas por mês. Eu falava para eles que a Brasileiros no Uruguai seria a maior agência de viagens brasileira especializada no Uruguai. E eu dizia com tanta paixão e com tanta confiança, que eles acreditaram em mim.

E logo me vi rodeada de ótimos fornecedores. E então os clientes começaram a chegar. E mais clientes. E mais clientes.

Hoje, olhando pra trás, eu vejo tudo o que eu construí e me sinto feliz. Contando a história eu vejo o tamanho dos obstáculos que eu tive que passar. Mas naquele momento, eu não pensava em nada. Tudo o que eu queria era fazer minha agência de viagens.

Atualmente, a Brasileiros no Uruguai atende mais de 5 mil clientes por ano e é referência em viagens para o Uruguai no Brasil.

Agora estou esperando que as fronteiras sejam liberadas, para que possamos retomar nossas atividades.

Estou morrendo de saudades de vender pacotes e dar dicas de viagens para meus clientes. Tenho confiança de que, muito em breve, tudo dará certo novamente”.

 

Business Tales – Histórias de Empreendedores

O relato da Adriana Kimi Rodrigues sobre abrir uma empresa no exterior faz parte do Business Tales, projeto editorial que conta histórias de empreendedores com o objetivo de mostrar os bastidores do empreendedorismo e apoiar as pessoas que também querem tirar suas ideias do papel.

Texto de Adriana Kimi Rodrigues, com revisão de Bruno Scartozzoni e foto de Gabi Haddad.

Veja Mais Histórias de Empreendedores

Vamos Tirar do Papel Consultoria Plano de Negócios
Vamos Tirar do Papel Consultoria

Fale conosco sobre seu negócio

Seja um Consultor Associado
e comece a vender agora

Preencha os formulário abaixo e receba informações sobre o Programa de Consultores Associados da Vamos Tirar do Papel

Inscreva-se para a Lista de Espera

Curso Plano de Negócios

E-book Gratuit0

Como Fazer o Plano de Negócios

Baixe o e-book ‘Como Fazer o Plano de Negócios’ Desenvolvido pela Vamos Tirar do Papel Consultoria 

Iniciar a Conversa
1
Fale Conosco
Olá, sou Adriana Kimi Rodrigues, especialista em planejamento e lançamento de negócios, marcas e produtos.

Você tem uma ideia de negócio ou precisa melhorar sua empresa?

Envie sua mensagem por Whatsapp, para eu e minha equipe conversarmos e entendermos melhor o seu projeto.

(Nosso horário de atendimento online é de segunda à sexta feira das 9h às 18h)