15
jul 2021

Como fazer a Análise SWOT de uma empresa

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Você sabe como fazer a Análise SWOT da sua empresa e qual a importância de utilizar essa ferramenta da maneira correta para turbinar o seu negócio? Escrevi esse texto para te explicar de forma prática e simples como utilizar essa ferramenta tão importante.

O que é a Análise SWOT?

Como fazer a análise SWOT - O que é SWOT

A Análise SWOT é uma das principais ferramentas de análise estratégica de empresas. Além de ser muito importante para a construção do Plano de Negócios.

Dividida em quatro quadrantes, a matriz é visual e fácil de entender, pois é como um RAIO X do seu negócio e do mercado, pois analisa todos os fatores dos ambientes internos e externos da empresa.

Também é conhecida como Análise FOFA, uma vez que SWOT é abreviação em inglês para as palavras Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (FOFA).

Como fazer a Análise SWOT?

como fazer a análise SWOT da sua empresa - Matriz SWOT

Para começar, faça a SWOT com a análise da empresa em quatro blocos diferentes. São eles:

  • Forças: pontos fortes da empresa, os quais ela tem controle e podem beneficiar o negócio;
  • Fraquezas: pontos fracos da empresa, os quais ela tem controle e pode melhorar;
  • Oportunidades: fatores externos bons para a empresa (mercado e fornecedores, por exemplo);
  • Ameaças: fatores externos à empresa que têm potencial para prejudicar o negócio (como a pandemia e economia, por exemplo).

Sendo assim, as forças e fraquezas fazem parte do ambiente interno, pois são fatores que a empresa pode controlar.

Em contrapartida as oportunidades e ameaças fazem parte do ambiente externo, pois são fatores que estão fora do controle da empresa.

Em primeiro lugar, identifique as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e preencha a matriz com esses dados.

Logo depois de identificar os fatores internos e externos que afetam a sua empresa, faça correlações entre os dados listados na matriz.

Responda às perguntas:

  • Quais pontos fortes da minha empresa podem me ajudar a aproveitar as oportunidades do mercado?
  • Pontos fracos da minha empresa que podem me prejudicar durante uma possível ameaça?
  • Os pontos fortes da empresa  podem combater as ameaças identificadas?
  • Quais pontos fracos da minha empresa podem prejudicar as oportunidades identificadas?

Por fim, com essaes dados em mãos,  definina um plano de ação estratégico para a sua empresa, baseado em seus pontos fortes e fracos e no mercado em que está inserida.

Como identificar os fatores internos e externos da análise SWOT?

como fazer a análise SWOT da sua empresa - Identificando fatores internos e externos

Para identificar os fatores internos da análise SWOT é possível fazer perguntas como:

  • Os funcionários são qualificados?
  • O produto atende aos meus clientes?
  • A tecnologia utilizada é de ponta ou obsoleta?
  • A empresa tem equipamentos suficientes e de qualidade?
  • A empresa tem presença no meio digital?
  • O local da empresa favorece a logística?
  • Qual o grau de conhecimento da marca?

Por sua vez, para identificar os fatores externos faça perguntas envolvendo os seguintes temas:

  • Políticos
  • Econômicos
  • Sociais
  • Tecnológicos
  • Ambientais
  • Legais

Qual a importância da Análise SWOT?

Importancia da análise SWOT

Em primeiro lugar, a análise SWOT é fonte de muitos insights importantes para traçar a estratégia da empresa.

Além disso, possibilita um  plano de ação eficaz, capaz de corrigir os pontos fracos da empresa. Bem como avaliar e aproveitar da melhor maneira as oportunidades do mercado.

Uma boa análise SWOT  também é capaz de antecipar possíveis ameaças externas. Ou seja, prepara seu negócio para enfrentar períodos difíceis. Além disso também pode criar estratégias para não enfrentar tais crises.

Acima de tudo, conheça os detalhes da sua empresa e do mercado, pois isto é de fundamental importância para tomar decisões estratégicas e assertivas, além de minimizar os riscos do seu negócio.

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Sobre a autora

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Adriana Kimi Rodrigues,
é CEO & Founder da Vamos Tirar do Papel, Consultoria Empresarial e Agência de Marketing especializada em lançamento de empresas, marcas, produtos e serviços. Formada em Marketing pela ESPM, com MBA em Gestão Empresarial pela BSP, é também empresária fundadora da agência de turismo Brasileiros pelo Mundo, com experiência de mais de 15 anos na área de planejamento e execução de projetos em grandes empresas.

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