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abr 2024

Top 5 falsas economias que podem falir seu negócio

5 Falsas Economias que podem falir o seu negócio

Top 5 falsas economias que podem falir seu negócio

Nesse post, vou falar sobre 5 falsas economias que podem falir o seu negócio.

Se você quiser, pode dar o play no vídeo abaixo (do canal da Vamos Tirar do Papel no Youtube), que tem o mesmo conteúdo desse texto 😊

 

Top 5 falsas economias que podem falir seu negócio

Quando você começa um novo negócio, é normal querer economizar com tudo o que você puder.

Só que existem algumas economias que parecem economias, mas na verdade te trazem prejuízo. MUITO prejuízo.

Essas FALSAS ECONOMIAS na verdade são PREJUÍZOS DISFARÇADOS, que podem fazer você ficar patinando sem sair do lugar ou até mesmo levar a sua empresa à falência (sério, eu já vi isso acontecer algumas vezes).

Eu sei que no começo de um novo negócio, principalmente de um pequeno negócio, quando a incerteza ainda é muito grande, as pessoas tendem a querer economizar em tudo o que puder. Querem reduzir custos na empresa e economizar dinheiro no negócio.

Porque as pessoas têm medo.

Só que o que as pessoas não entendem é que o investimento é o combustível para o carro andar. Se você coloca R$ 10 de combustível no carro, o que acontece? Ele vai andar, mas vai parar antes de você chegar em casa.

Com a empresa é a mesma coisa. Se você coloca só um pouquinho de investimento, ela vai chegar até onde o combustível permitir. Você precisa nutrir a sua empresa de recursos para que ela ande, tome velocidade e percorra grandes distâncias.

Se você não coloca R$ 10 no seu tanque de gasolina, provavelmente não vai querer fazer isso com a sua empresa, certo?

 

#1 – Economizar com Funcionário

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fonte: freepik

 

A primeira e mais clássica falsa economia que na verdade é um prejuízo disfarçado é Não Querer Contratar um Funcionário.

As pessoas pensam que, como as tarefas são fáceis, elas mesmas podem fazer. Porém, aí é que está a charada.

Se você está fazendo uma atividade que uma pessoa que tem menos conhecimento que você poderia estar fazendo, você está JOGANDO DINHEIRO FORA! (leia novamente)

Você fazer as tarefas simples da sua empresa é como você contratar um alto executivo para tirar xerox, pra ficar empacotando caixa.

Vamos supor que o seu pro labore é de 5 mil por exemplo. Se você ficar empacotando caixa, atendendo telefone e indo no correio, você está pagando um funcionário de 5 mil reais para fazer essas coisas. Não tem sentido!

É por isso que contratar um funcionário já no começo é tão importante para o seu negócio.

Para um novo negócio, o volume das vendas nos primeiros meses é baixo e você pode começar sozinho. Mas quando a empresa começar as vendas e já tiver um volume significativo de atividades (não de faturamento, de atividades). Quando as tarefas simples começarem a atrapalhar as tarefas estratégicas, é hora de contratar um funcionário. O tempo ideal é de 3 a 6 meses. Depois, é importante avaliar a contratação de um funcionário.

Se você passar os seus dias embalando produto, a sua empresa vai ter o ESTAGIÁRIO MAIS CARO DA HISTÓRIA.

 

#2 – Economizar no Contrato com o Sócio

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fonte: freepik

 

Eu já vi muito muito muuuuito empreendedor se lascar porque não fez uma formalização antes de começar as atividades com um sócio.

As pessoas querem economizar na hora de contratar um advogado para formalizar um acordo entre sócios, mas essa falsa economia sai muito cara.

As pessoas, na empolgação de começar o seu negócio, começam a operar sem definir quais são os direitos e deveres de cada sócio, quais são os aportes financeiros e qual a porcentagem da empresa que cada um terá.

Aí, quando o dinheiro começa a entrar, não sabem bem como dividir, vem as brigas sobre o tempo que cada um está investindo na empresa.

E eu já vi muitas vezes isso acontecer. Inclusive já aconteceu COMIGO. Eu e meu sócio não definimos exatamente como o acordo iria funcionar no começo, e acabamos os dois ficando insatisfeitos sobre como o negócio estava rodando. No fim, a parceria acabou. E a amizade também.

Não fica pedra sobre pedra depois que uma sociedade é desfeita por esse motivo.

E obviamente isso vai te gerar um ENORME PREJUÍZO.

 

#3 – Economizar na Criação da sua Marca

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fonte: freepik

 

Essa é também uma clássica falsa economia que os pequenos empreendedores cometem.

As pessoas querem economizar no logotipo, na embalagem, no site, na apresentação comercial. E compram tudo baratinho.

Só que o que as pessoas não percebem, é que a marca é a roupa da empresa. E a roupa serve para passar uma imagem. A roupagem da empresa é a forma como as pessoas enxergam a sua empresa.

Imagina ir a uma entrevista de emprego de chinelo, bermuda, camiseta desbotada. Ou imagina ir a um primeiro encontro com alguém, com a roupa mais barata que você puder encontrar. Qual a impressão que você vai passar para as pessoas?

Veja, se a roupagem da sua empresa for barata, as pessoas vão entender que a sua marca é barata. Se for uma roupagem sofisticada, as pessoas vão perceber que a sua marca é sofisticada. E por isso, VÃO PAGAR MAIS.

É aí que está a GRANDE SACADA meu caro empreendedor! Investir em marca te habilita a COBRAR MAIS pelo seu produto. MUITO MAIS.

Isso porque MARCA GERA VALOR!

É isso que as pessoas não entendem. Querem comprar o logotipo mais barato que achar, compram a embalagem mais barata, querem economizar tudo o que puderem, na coisa mais importante da empresa: a sua apresentação.

 

#4 – Economizar em Marketing

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fonte: freepik

O marketing é o responsável por vender o seu produto. Sem marketing, não há venda.

Tentar vender sem marketing é como fazer uma fornada de bolos, não avisar ninguém, sentar na sua mesa da cozinha e esperar o telefone tocar. Coisa de doido né?

E é exatamente que muitas pessoas fazem. Elas relutam em investir em marketing. Não querem pagar uma agência para fazer o seu tráfego, as suas redes sociais. Não querem investir em anúncio, em design profissional.

Muitas pessoas acham que elas mesmas são capazes de fazer o instagram da empresa. Elas impulsionam posts aleatórios, sem nenhuma estratégia, escrevem uma legenda sem técnica. Fazem stories que não engajam.

Ao passo que com o investimento correto em marketing, a empresa alcança outros patamares de venda. Gera clientes, aumenta o fluxo de atendimento. E com isso, FAZ DINHEIRO!

As pessoas acham que estão economizando fazendo tudo sozinhas, quando na verdade estão perdendo dinheiro e tempo.

E pior do que não ter resultado, é você MANCHAR A IMAGEM DA SUA EMPRESA, fazendo posts de baixa qualidade. Isso fere a roupagem da sua marca, pois o conteúdo das redes sociais e anúncios também fazem parte do seu kit de marca e influenciam diretamente na percepção que os clientes tem de você. E assim, o valor dos seus produtos é afetado.

 

#5 – Não Investir em Plano de Negócios

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fonte: freepik

E vamos para a última e mais mortal falsa economia que pode definitivamente acabar com seu negócio em pouco tempo. Isso porque a falta de planejamento, de acordo com o Sebrae, é a principal causa de falência das empresas no Brasil. E, infelizmente, muitos empreendedores cometem esse erro.

O planejamento é o plano para que a sua empresa possa prever desafios e traçar estratégias inteligentes para conquistar o mercado e SER LUCRATIVA.

Um ótimo exemplo que eu dou para ilustrar como é criar uma empresa de sucesso é a história da travessia do oceano feita pelo Amyr Klink em um barco a remo.

O Amyr Klink passou 2 anos planejando a sua viagem da África ao Brasil em um barco à remo. Ele planejou a rota, criou um barco com tudo o que ele precisava para enfrentar os desafios, definiu o equipamento que ele ia usar, estudou as marés e correntes marítimas, etc.

E só depois de tudo isso, ele colocou o barco na água. E o resultado? A primeira travessia do oceano atlântico em um barco a remo. Um recorde, sucesso, que Amyr Klink colhe os frutos até hoje, com livros e palestras.

Claro que ele planejou essa viagem. Ele queria ter sucesso. Afinal, a vida dele estava em jogo.

As pessoas não percebem que muitas vezes, abrir uma empresa é colocar sua vida em jogo. É colocar as economias da sua vida em jogo. É arriscar sua estabilidade financeira, a sua carreira, o seu casamento, a sua reputação.

E ainda assim, as pessoas se jogam no mar sem nenhum plano, com um remo e um sonho. E mais de 50% delas vão à falência em menos de dois anos, quebradas, frustradas, deprimidas, com dificuldade de voltar à vida corporativa.

 

Como Posso Fazer um Plano de Negócios?

Poucas pessoas sabem fazer planejamento de negócios. E para fazer um Plano de Negócios a pessoa tem 3 caminhos:

1 – pagar um curso de administração (que custa uma fortuna)

2 – estudar por conta própria (que leva um tempo considerável)

3 – contratar uma pessoa especializada para fazer o plano do seu negócio (que custa muito menos que um curso e corta o caminho para o conhecimento).

As pessoas não querem investir nem tempo nem dinheiro, abrem a empresa, sofrem todos os desafios e são derrotadas pelos obstáculos. Então, se não sofrem a derrota completa, sofrem prejuízos ou não ganham todo o potencial de dinheiro que poderiam.

Ao invés de investir no plano e se preparar para a jornada, se jogam de qualquer jeito no mar torcendo para dar certo.

Façam o Plano de Negócios antes de se jogar em uma jornada de empreendedorismo. Isso porque ele vai te mostrar os caminhos, te poupar dos desafios e te ajudar a conquistar o sucesso na sua empreitada.

 

As Falsas Economias que pode falir sua empresa

Nesse post eu listei 5 falsas economias que podem levar o seu negócio à falência. Essas são as principais, mas existem muitas outras, que você vai identificar FAZENDO UM PLANO DE NEGÓCIOS.

O Plano de Negócios antecipa muitos dos problemas que você vai enfrentar, que poderiam ser evitados facilmente. Ele também traça uma rota mais inteligente, para que você alcance um sucesso muito maior.

Assim, ir para a batalha sem um plano é muito imprudente e pode te custar muito caro.

Para quem chegou ao final desse post, eu vou dar de presente o E-book Como Fazer o Plano de Negócios da sua empresa, com dicas para quem está querendo abrir seu negócio e não sabe por onde começar.

É um aquecimento daquilo que você precisa saber antes de começar a traçar a sua rota.

 

Sobre a Vamos Tirar do Papel

Olá, sejam bem-vindos ao Blog da Vamos Tirar do Papel, com conteúdo para quem quer criar um negócio sólido e lucrativo.

Se você está na fase de planejamento de um novo negócio ou pensa em lançar um negócio no futuro próximo, leia o Blog ou Inscreva-se no canal do Youtube da Vamos Tirar do Papel, para não perder nenhuma dica importante que pode fazer a diferença no seu negócio.

Meu nome é Adriana Molha e acredito que o empreendedorismo é o caminho para viver uma vida com mais liberdade e muito mais propósito.

Sou empreendedora há mais de 10 anos, tenho 3 empresas que criei do zero, sou também investidora anjo de startup. Sou formada em marketing, administração e inovação.

Na minha consultoria Vamos Tirar do Papel eu já ajudei a tirar do papel mais de 100 empresas em diferentes áreas de atuação. Criei o blog e o canal do youtube para ajudar ainda mais pessoas a tirarem seus sonhos do papel e conseguirem viver de forma independente e mais feliz.

 

Consultoria para Plano de Negócios

O Programa de Consultoria para Plano de Negócios da Vamos Tirar do Papel ajuda empreendedores a elaborarem o planejamento estratégico do negócio. Além disso, o empreendedor adquire conhecimentos para ajudá-lo a tomar as melhores decisões para o seu negócio no futuro.

Se você gostaria de tirar uma ideia do papel e precisa de ajuda para estruturar o seu plano, entre em contato. Clique aqui e saiba mais.

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Sobre a autora

Curso Plano de Negócios Profissional
Adriana Kimi Rodrigues,
é CEO & Founder da Vamos Tirar do Papel, Consultoria Empresarial e Agência de Marketing especializada em lançamento de empresas, marcas, produtos e serviços. Formada em Marketing pela ESPM, com MBA em Gestão Empresarial pela BSP, é também empresária fundadora da agência de turismo Brasileiros pelo Mundo, com experiência de mais de 15 anos na área de planejamento e execução de projetos em grandes empresas.

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