3
abr 2024

Qual é o momento certo para abrir uma empresa?

Qual é o momento certo para abrir uma empresa

Qual é o momento certo para abrir uma empresa?

Muita gente me pergunta qual é o momento certo para abrir uma empresa.

Existe um momento ideal para abrir uma empresa? Qual é o melhor mês para abrir uma empresa? Quando começar a empreender?

Se você acha que o momento certo para abrir uma empresa é quando você tiver dinheiro suficiente, sinto decepcionar, mas você está errado.

Nesse vídeo eu vou explicar o conjunto de fatores que indicam qual é o momento certo para abrir uma empresa.

 

Qual é o momento ideal para abrir uma empresa?

Qual é o momento certo para abrir uma empresa
fonte: Freepik

 

Quando as pessoas têm um sonho de abrir seu próprio negócio, normalmente elas ficam algum tempo namorando a ideia, construindo o negócio na sua cabeça.

Os anos passam e a ideia vai crescendo e cresce tanto, que finalmente uma hora ela começa a transbordar.

A pessoa já não aguenta mais ficar onde está e não vê a hora de lançar seu negócio no mundo.

Você está passando por isso? Se sim, queria te dizer que isso é normal. Portanto, acontece com todo mundo que está pensando em empreender.

A questão que também todo empreendedor enfrenta é: será que eu já estou no momento certo para abrir a minha empresa?

As pessoas costumam pensar que a hora certa para abrir uma empresa é quando elas tiverem dinheiro suficiente. Ou quando terminarem a faculdade. Quando ainda não têm filhos. Ou quando os filhos ainda estão pequenos, ou no momento da aposentadoria.

Mas a verdade é que o momento certo para abrir uma empresa depende de VÁRIOS FATORES. Mais especificamente 6 fatores.

Todos esses fatores são importantes, mas o último (eu sempre deixo o melhor para o final) o último é o mais importante, mais crucial e é ele quem vai acender a chama para que você finalmente dê o passo adiante.

 

6 Fatores a considerar na decisão de abrir uma empresa

Bora lá para os 6 fatores para saber se é o momento certo para abrir sua empresa:

 

#1 – Você tem uma ideia estruturada de negócio?

Qual é o momento ideal para abrir uma empresa
fonte: Freepik

 

Você tem uma ideia estruturada do seu negócio? Você definiu o modelo de negócios? Ou seja, como o seu negócio vai funcionar para você vender o seu produto e obter dinheiro? Qual o produto ou serviço que você vai vender? Vai ser em loja física, loja virtual, vai ser um plano de assinatura, vai ser para consumidor final, ou para empresas? Você já tem isso definido?

Depois, ainda falando sobre ideia estruturada de negócios, você pensou na estratégia geral de como o seu negócio vai operar? Em linhas gerais, como você vai fazer para o negócio andar? Uma excelente ferramenta para estruturar uma estratégia sólida de negócios é o Business Model Canvas. É um esquema visual que agrupa todos os 9 pilares estratégicos de uma ideia de negócios e te ajuda a entender como o seu negócio vai operar, em uma visão macro.

O Business Model Canvas é o plano estratégico macro do negócio, que antecede o Plano de Negócios. Que é o segundo fator a ser considerado para avaliar se é hora de abrir uma empresa.

(Veja aqui: Qual é a Diferença entre o Business Model Canvas e Plano de Negócios)

 

#2 – Você tem um plano de negócios?

Qual é o melhor mês para abrir uma empresa
fonte: Freepik

 

O Plano de Negócios é uma ferramenta que ajuda o empreendedor a definir o seu negócio em mais detalhes. Serve para prevenir riscos e potencializar o sucesso do negócio.

O Plano é o detalhamento de como o seu negócio vai funcionar, considerando o mercado, o perfil do consumidor, as tendências, os concorrentes, fornecedores. Ou seja: como você vai montar o seu negócio considerando o contexto geral do mercado.

Um negócio não é apenas um negócio no vácuo. Afinal, ele é cercado por diversos elementos externos que influenciam a sua operação e os seus resultados.

 

Exemplo da Loja de Bolos

Qual é o momento certo para abrir um negocio
fonte: Freepik

 

Imagine que você tem uma loja de bolos. Você quer fazer bolos de frutas e vender por 15 reais cada um. Então, quais são os elementos que influenciam essa sua estratégia?

Primeiramente, deve-se considerar: o custo dos ingredientes. Afinal, o custo será menos do que 15 reais por bolo? Vou encontrar fornecedores bons e baratos?

A segunda coisa é: os meus concorrentes estão vendendo por menos que eu? Ou estão vendendo por muito mais?

O terceiro fator a ser considerado é: o meu consumidor gosta de bolo de frutas? Eles estariam dispostos a ir em uma loja que vende só bolo de frutas? Ou eles querem mais variedade? Quem estaria disposto a comprar só bolo de frutas? Qual é o perfil de uma pessoa ou empresa que compraria bolos de frutas?

Depois: será que com 15 reais por bolo eu vou conseguir ter lucro? Quantos bolos eu teria que vender para pagar todas as contas e ainda ter lucro?

E ainda: eu tenho a estrutura para fazer essa quantidade de bolos? Eu tenho conhecimento para fazer isso ou terei que contratar alguém?

Portanto, esses são alguns exemplos das perguntas que você precisa fazer para começar o seu negócio.

 

É muito difícil abrir um negócio sem planejamento

Agora me diga: sem fazer um planejamento do seu negócio, como você vai responder a todas essas perguntas?

E se acaso você não souber responder, qual é a chance de você perder dinheiro, ou não alcançar o potencial do seu negócio?

(100% de chance)

Pois é, tem muita gente que sai abrindo empresa sem plano de negócios. E assim acabam tendo prejuízo, ou fecham as portas de vez. Lembrando que, de acordo com o Sebrae, mais de 50% das empresas fecham as portas em até 2 anos de atividades justamente por falta de planejamento.

Portanto, abrir uma empresa sem plano de negócios é como se jogar no meio do oceano atlântico sem barco e sem colete.

 

#3 – Você tem o dinheiro necessário para abrir sua empresa?

Qual é o melhor momento para abrir uma empresa investimento dinheiro recursos financeiros
fonte: Freepik

 

Depois de fazer o plano de negócios, você saberá quanto custa para abrir a sua empresa e começar a operar.

E veja: não basta ter o dinheiro da empresa só, não. Você também precisa ter uma reserva de garantia para passar 6 meses sem receber salário, pelo menos até sua empresa começar a dar lucro.

(Esses 6 meses são uma previsão, que fazemos considerando uma média. Pode ser que sua empresa dê lucro antes, ou depois. Afinal, cada negócio tem seu tempo de maturação e isso é definido no plano de negócios).

Mas enfim. É preciso ter dinheiro para construir a sua empresa e também para te manter vivo até a sua empresa começar a dar dinheiro para você poder se sustentar.

Ah, mas não tenho o dinheiro ainda, o que eu faço?

Elementar, meu caro empreendedor.

Se você ainda não tem todo o dinheiro necessário para abrir sua empresa, você tem 4 caminhos:

1 – Encontrar um sócio investidor para obter o dinheiro necessário

2 – Obter um financiamento

3 – Entrar em um programa de incentivo (eu vou fazer um post só sobre isso, porque é um assunto muito legal e quase ninguém sabe)

4 – Obter um financiamento coletivo

Claro que o ideal é você ter seu próprio dinheiro para poder começar seu negócio. Mas não ter todo o dinheiro não é um impeditivo para você começar a sua jornada no mundo do empreendedorismo.

 

#4 – Você tem conhecimento para gerir o seu negócio?

quando devo abrir uma empresa negocio. conhecimento. cursos
fonte: Freepik

 

Esse é um fator muito pouco observado pelos empreendedores e também é uma das maiores causas de falência de empresas.

Normalmente os negócios começam porque uma pessoa ama o que faz e quer viver daquilo.

Você precisa sim saber fazer o seu produto ou serviço. Mas você igualmente precisa saber fazer a GESTÃO DO SEU NEGÓCIO.

O dono da loja de bolos não vai apenas fazer o bolo. Ele vai passar a maior parte do tempo fazendo as outras atividades de gestão do seu negócio. Claro, depois ele vai contratar outras pessoas para fazerem isso, mas no começo, provavelmente é ele quem vai fazer isso.

E por isso ele precisa saber fazer isso. Pelo menos o básico, para tocar o dia a dia do negócio.

Veja, tem muito curso gratuito na internet que ensina a fazer o básico da gestão do negócio. Na verdade, o próprio Sebrae tem um portal com diversos cursos gratuitos.

Tem um monte de empreendedor que lança a empresa e após alguns meses chegam para mim e pedem ajuda para estruturar o negócio, porque não sabem organizar o dia a dia. No final, não sabem nem se estão tendo lucro ou prejuízo.

E isso é um problema bem sério, já que pode fazer você perder o dinheiro investido do negócio e ainda por cima se endividar.

O risco do negócio não é apenas você perder dinheiro. É também se endividar, contrair dívidas que podem levar você a se complicar de verdade. Afinal, dependendo do tamanho da dívida, você pode ficar pagando a vida toda.

Então, meu caro empreendedor, faça os cursos de gestão de negócios antes de abrir sua empresa.

 

#5 – Você tem comprometimento?

Qual é a hora certa para abrir uma empresa negocio. Comprometimento
fonte: Freepik

 

Começar um negócio é sempre muito legal. É a parte mais gostosa, mais interessante. Afinal, a emoção e adrenalina de abrir uma nova empresa, principalmente se esse for seu sonho, são umas das coisas mais legais que existem.

Porém, passada a euforia do lançamento, você vai ter que encarar o dia a dia. E infelizmente, o dia a dia tem muitas das coisas chatas que você não gosta de fazer.

Portanto, você precisa ter a disciplina para entregar todos os seus compromissos, todos os dias, religiosamente.

Tem um ditado que eu uso como um mantra na minha vida, que é o seguinte: “o que tem que ser feito, tem que ser feito”.

E isso vale muito para a vida de empreendedor. Isso porque como empreendedor, dono do seu negócio, você não tem chefe para te cobrar de fazer as coisas. Portanto, você mesmo que tem que estabelecer o que deve ser feito e… FAZER.

Se você é um profissional de uma empresa e não cumpre sua tarefa, que que acontece é que seu chefe vai brigar com você ou você será demitido. Por outro lado, se você não cumpre a sua tarefa como empreendedor, você não é demitido. O que acontece é que você acumula prejuízos, faz dívidas, tem problemas com clientes, reclamações que podem sujar a imagem da empresa, processos trabalhistas, e por aí vai.

Vai abrir uma empresa? Então você PRECISA se comprometer com as suas tarefas.

 

#6 – Você tem um desejo ardente?

Existe momento certo para abrir uma empresa negócio. Desejo, Vontade.
fonte: Freepik

 

Finalmente, o último fator relevante na hora de avaliar o momento certo para abrir uma empresa é o mais importante: ter um desejo ardente.

Lembra que no começo do post eu falei que quando as pessoas se perguntam sobre qual o momento certo para abrir uma empresa, elas pensam na situação da vida em que elas se encontram?

Assim, elas pensam que o melhor momento é quando sair da faculdade, antes de ter filho, depois de ter filho, quando está desempregado, quando está empregado, etc…

Na verdade, normalmente esses cenários são projetados pelo nosso cérebro para adiar a decisão de abrir a empresa. Ou o contrário: o cérebro também pode utilizar esses argumentos para validar a ideia de abrir a empresa naquele momento.

Mas a realidade é que esses cenários não impactam a decisão do momento certo de abrir o negócio.

Já vi muitas pessoas abrirem empresas em diversos cenários. Com filho, sem filho, empregado, desempregado, emprego ruim, emprego bom.

Mas o que todos esses momentos de vida têm em comum é: o DESEJO ARDENTE do empreendedor em abrir a sua empresa.

 

O desejo de abrir uma empresa define o momento certo

Esse desejo forte, latente, é o que faz o empreendedor tomar a decisão de abrir sua empresa. Independentemente do momento de vida ou cenário em que está.

O desejo é tão forte que vira uma chave na cabeça do empreendedor que faz ele pensar que não tem mais nenhuma opção senão abrir a sua empresa naquele momento. Então, fica óbvio, claro como a água, que a melhor decisão para ele naquele momento é abrir a sua empresa.

E quando esse desejo ardente toma conta do empreendedor, ele já não vê mais sentido em fazer o que está fazendo. Por isso, ele não consegue mais ir para o trabalho, ele passa a não aguentar mais a sua rotina atual.

E então ele começa a se preparar para abrir o negócio.

Eu sei disso porque vi muitas pessoas passando por isso (é lindo de se ver). E isso também já aconteceu comigo.

 

O meu momento certo de abrir o meu negócio

Desde pequena tinha o desejo de abrir uma empresa. Mas, como a maioria de nós, eu fui pelo caminho do emprego. E então eu tracei uma trajetória muito bacana, estava ocupando um cargo legal dentro de uma multinacional. Porém, o desejo de abrir um negócio veio crescendo a cada ano. E finalmente chegou um momento, mais precisamente depois de eu ler um livro, que eu decidi que não podia mais viver aquilo que eu estava vivendo. Era chegada a hora de eu ser empreendedora.

Eu estava em um cargo confortável, com um salário bom e muitas perspectivas de crescimento. E apesar disso, decidi largar tudo para me tornar empreendedora. Porque esse desejo latente foi despertado em mim naquele momento.

Obviamente, minha família e meus amigos foram completamente contra. Por isso tentaram me convencer do contrário, mas eu já estava decidida. A minha única certeza era que eu precisava abrir meu próprio negócio. E foi o que eu fiz.

 

Coloque o colete antes de se jogar no mar

Claro que antes de abrir a empresa eu me certifiquei que eu tinha comigo os outros 5 fatores anteriores: ideia estruturada, plano de negócios, o dinheiro necessário, conhecimento e comprometimento.

Então, só faltava o desejo. E, finalmente, a decisão final veio desse desejo.

Muita gente só tem o desejo e se taca no mar sem colete. Afinal, por ser o desejo a coisa mais forte, que nos move para frente nos desperta para os nossos objetivos, claro que as pessoas se emocionam com isso. Porém, apesar de que o desejo é a coisa mais importante, ele não é suficiente.

—-

E você está aqui até o final? Que bom te ver aqui! Pra você, eu tenho um presentinho pra te ajudar saber se você tem o colete antes de se jogar no mar.

Vou disponibilizar um checklist para vc saber se já é hora de abrir a sua empresa.

—-

Sobre a Vamos Tirar do Papel e Eu

Olá, meu nome é Adriana Molha e eu acredito que o empreendedorismo é o caminho para uma vida com mais propósito e muito mais liberdade.

Sou empreendedora há mais de 10 anos, tenho 3 empresas que eu tirei do papel do zero e sou investidora anjo de startup. Sou formada em Marketing, Administração e Inovação.

Eu amo fazer planejamento de negócios. É a minha grande paixão. Na minha consultoria, Vamos Tirar do Papel, já ajudei mais de 100 empreendedores a criarem suas empresas e tirarem suas ideias do papel.

Assim, eu criei o Blog e o Canal de Youtube da Vamos Tirar do Papel para ajudar ainda mais pessoas a tirarem seus sonhos do Papel.

Você também pode se interessar por:

Sobre a autora

Curso Plano de Negócios Profissional
Adriana Kimi Rodrigues,
é CEO & Founder da Vamos Tirar do Papel, Consultoria Empresarial e Agência de Marketing especializada em lançamento de empresas, marcas, produtos e serviços. Formada em Marketing pela ESPM, com MBA em Gestão Empresarial pela BSP, é também empresária fundadora da agência de turismo Brasileiros pelo Mundo, com experiência de mais de 15 anos na área de planejamento e execução de projetos em grandes empresas.

Precisa de um Site ou Loja Virtual para sua Empresa?

Nós desenvolvemos sites e lojas virtuais sob medida para cada cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um Consultor Associado
e comece a vender agora

Preencha os formulário abaixo e receba informações sobre o Programa de Consultores Associados da Vamos Tirar do Papel

Inscreva-se para a Lista de Espera

Curso Plano de Negócios

E-book Gratuit0

Como Fazer o Plano de Negócios

Baixe o e-book ‘Como Fazer o Plano de Negócios’ Desenvolvido pela Vamos Tirar do Papel Consultoria 

Iniciar a Conversa
1
Fale Conosco
Olá, sou Adriana Molha, especialista em planejamento e lançamento de negócios, marcas e produtos.

Você tem uma ideia de negócio ou precisa melhorar sua empresa?

Envie sua mensagem por Whatsapp, que eu possa entender melhor o seu projeto.

(O horário de atendimento é de segunda à sexta feira das 9h às 18h)
Você aceita receber mensagens da Vamos Tirar do Papel?