26
dez 2020

Dicas para Fazer um Plano de Negócios

Dicas-para-Fazer-um-Plano-de-Negocios-0-1

Confira abaixo nossas dicas para fazer um Plano de Negócios que Realmente Funciona para a sua empresa.

1. O Empreendedor tem que fazer o Plano de Negócios, ele mesmo
2. Fazer o Plano de Negócios Leva Tempo
3. Quanto Tempo Leva para Fazer um Plano de Negócios?
4. Aquilo Que Você Não Planeja Antes, Volta Para Te Assombrar Depois
5. Se Você não Planejar Agora, Será Muito Mais Difícil Fazer Depois
6. Planeje para não ter uma Empresa Zumbi
7. O Plano de Negócios FAZ PARTE do Lançamento da Empresa
8. Se você não tem Tempo nem para Fazer o Plano de Negócios, Como Será Quando Lançar a Empresa?
9. Investimento não é Caro, nem Barato
10. O Planejamento é a Alma, o Corpo e a Mente do Negócio

Bônus: Nunca é Tarde para Fazer o Plano de Negócios


– Planeje sua empresa com a  Consultoria Plano de Negócios
– Confira os  Serviços de Consultoria  para lançamento de empresas da Vamos Tirar do Papel


1 – O Empreendedor tem que fazer o Plano de Negócios, ele mesmo

Faça você mesmo o seu Plano de Negócios, não delegue

Essa é a primeira das dicas para fazer um Plano de Negócios e, ao meu ver, a mais importante!

Primeiramente, é muito importante dizer que o Plano de Negócios é uma ferramenta que serve  principalmente, para o empreendedor entender o seu próprio negócio. 

Quando um futuro empreendedor quer abrir um negócio ou empresa, é de extrema importância que ele saiba, com o maior número de informações possíveis, algumas informações, a saber:

  • Como é o mercado em que está prestes a entrar
  • Como esse mercado funciona, ou seja, quem são os principais concorrentes e o que eles estão fazendo e quais são as melhores práticas deste mercado.
  • Quais são os principais riscos do negócio e também, por outro lado, quais são as oportunidades que existem no mercado.

Muitos empreendedores QUEREM DELEGAR esse trabalho para um consultor ou empresa mais experiente. E isso é o MAIOR ERRO que o empreendedor pode cometer na hora de lançar o seu negócio. Porém, é um erro que muita gente comete.

O Plano de Negócios serve justamente para o empreendedor entender o seu negócio.

Afinal, se o empreendedor não faz o próprio Plano de Negócios, ele não vai entender o funcionamento do seu negócio, não vai ter a oportunidade de fazer suas próprias avaliações sobre o mercado e discutir soluções.

Muito frequentemente recebo demandas de clientes pedindo para que eu  elabore o Plano de Negócios. Sempre explico sobre a importância do Plano de Negócios.

Claro que, para mim, é muito mais fácil fazer o Plano de Negócios, do que ensinar a pessoa a fazer. Muito mais fácil, inclusive. Porém, não faz nenhum sentido fazer o Plano de Negócios para outra pessoa, pois assim ele perde o seu real propósito de existir.

2 – Fazer um Plano de Negócios Leva Tempo

Plano de Negócios Tempo e Dedicação

Entre todas as Dicas para Fazer um Plano de Negócios, essa é uma das principais: Fazer um Plano de Negócios leva tempo (e muita dedicação).

Afinal, é importante fazer todas as Etapas do Plano de Negócios com calma, para não esquecer de nada.

Muito frequentemente, e cada vez mais, as pessoas querem tudo para ontem.  Querem tudo rápido, que tudo esteja pronto num piscar de olhos, e o mais importante: sem muito trabalho.

Vejo empreendedores querendo pular todas as etapas e ir direto para o final, como se o planejamento de uma empresa pudesse ser feito em dois dias.

Recentemente, atendi uma pessoa que me mandou uma mensagem na sexta-feira à noite pedindo um Plano de Negócios que estivesse pronto na segunda, pois queria apresentar a um possível investidor. Obviamente, isso não é possível.

Elaborar um Plano de Negócios leva tempo. As análises têm que ser realizadas com cuidado, para que o empreendedor possa extrair o máximo proveito de cada etapa do planejamento. Isso porque o Plano de Negócios é a estrutura de toda a sua empresa.

Quanto tempo? Bom, isso depende de quanto tempo você tem disponível para se dedicar ao Plano de Negócios.

3 – Quanto Tempo Leva para Fazer um Plano de Negócios?

Plano de Negócios Dicas Dicas para Plano de Negócios Dicas sobre Plano de Negócios Dicas para Fazer Plano de Negócios

Se você está de férias, ou sem atividades, por exemplo, poderá se dedicar totalmente ao desenvolvimento do Plano. Assim, pode ser que você consiga realizar o Plano de Negócios em alguns dias.

No geral, se você está empregado e tem pouco tempo disponível, o Plano de Negócios costuma ser elaborado em 2 ou 3 meses.

Para se ter uma ideia, o Programa de Mentoria para Lançamento de Negócios que eu ofereço aos meus clientes tem duração de 2 meses e meio. Isso porque cada semana é dedicada ao desenvolvimento de uma etapa.

Com isso, o empreendedor tem tempo para elaborar cada etapa com calma e assim absorver e elaborar o conteúdo.

Muitos começam achando que 2 meses é muito tempo, pois estão apressados e ansiosos para começar. Mas todos, sem exceção, ao chegar ao final do programa, dizem a mesma coisa: esse tempo é realmente necessário para o planejamento da empresa e seria impossível planejar um negócio em menos tempo do que isso.

Afinal, um negócio é algo extremamente complexo, que exige planejamento e dedicação para que possa ser executado corretamente.

4 – Aquilo Que Você Não Planeja Antes, Volta Para Te Assombrar Depois

Plano de Negócios Dicas Dicas para Plano de Negócios Dicas sobre Plano de Negócios Dicas para Fazer Plano de Negócios

Tudo o que você não quer planejar agora, seja por falta de tempo ou por falta de vontade, voltará para te assombrar depois, quando a empresa já estiver rodando.

Por exemplo, se você não planejar o sistema de estoque da sua loja antes de começar a operar, você terá, muito provavelmente, um grande problema no estoque quando a sua empresa já estiver funcionando.

Ou então, se você não quiser fazer uma pesquisa de mercado para ver o que seus concorrentes estão fazendo, você provavelmente perderá a chance de aproveitar uma boa oportunidade de vendas.

Por fim, imagine não fazer o plano financeiro da empresa antes do lançamento e deixar as finanças para resolver na hora, quando já tiver lançado. A chance de perder dinheiro é bastante grande.

5 – Se Você não Planejar Agora, Será Muito Mais Difícil Fazer Depois

Dicas para Fazer um Plano de Negócios

Sempre costumo dizer que, depois que você lança a sua empresa no mercado e começa a vender seus produtos ou serviços, você nunca mais vai ter tempo para revisar o planejamento e fazer o que estava faltando. 

Ou seja, depois que a empresa está lançada, a sua atenção estará 100% focada no dia a dia da sua empresa. Ou seja, em vender seus produtos, gerenciar os pedidos com os fornecedores, arrumar a loja, implantar as estratégias de marketing para vender mais.

Portanto, faça todo o planejamento que puder ANTES de lançar a empresa.

Sério, não deixe para depois, pois depois você não vai conseguir (essa é uma das boas Dicas para Fazer um Plano de Negócios que funcione).

6 – Planeje Para Não Ter Uma Empresa Zumbi

Planeje Certo para Não ter Uma Empresa Zumbi

Se você acha chato e trabalhoso ter que fazer o planejamento da sua empresa, imagine ter uma empresa sem planejamento.

Muitas empresas existem sem, no entanto, possuir áreas extremamente importantes para o sucesso de um negócio. Elas não têm controle financeiro, não têm planejamento de marketing, ou um plano operacional, por exemplo.

As empresas Zumbi são empresas que estão ativas, mas que lhe faltam uns pedaços. Andam por aí moribundas, sobrevivendo dia a dia, com bastante sufoco.

É de se espantar a quantidade de empresários que têm empresas, vivem disso, mas não sabem nem se estão tendo lucro ou prejuízo.

O Plano de Negócios ajuda o empreendedor ter uma visão completa do seu negócio, considerando todas as áreas da empresa e garantindo que todas as áreas estão sendo contempladas corretamente.

Portanto, faça o seu plano de Negócios certinho e evite ser uma Empresa Zumbi no futuro.

7 – O Plano de Negócios FAZ PARTE do Lançamento da Empresa

O Plano de Negócios Faz Parte do Lançamento da Empresa

As pessoas tendem a achar que a empresa só começa de verdade na hora que é lançada no mercado. Ledo engano.

Elaborar o Plano de Negócios já é elaborar a sua empresa. O Planejamento faz parte do lançamento da empresa.

Ou seja, sua empresa começa a partir do momento que você começa a elaborar o seu planejamento.

Portanto, dedique ao planejamento o mesmo tempo e cuidado que você dedicará quando a sua empresa estiver lançada.

8 – Se você não tem Tempo nem para Fazer o Plano de Negócios, Como Será Quando Lançar a Empresa?

Abra espaço na sua agenda para o planejamento da sua empresa

Muitas pessoas dizem que não têm tempo de planejar o seu negócio. E então eu lhes pergunto:

“Se você não tem tempo nem de planejar a sua empresa, como você terá tempo de ter uma empresa, de fato?”

Essa é realmente uma pergunta que eu faço para as pessoas, de verdade.

Ora, se você não tem tempo nem de sentar e planejar a sua empresa, que é um processo relativamente calmo e programável, como será quando abrir a sua empresa?

Quando sua empresa estiver funcionando, você terá muito mais trabalho e lidará com muitas coisas que estarão absolutamente fora do seu controle. Ainda mais (multiplique por 10x) se você não tiver feito um planejamento prévio.

Portanto, se você realmente quer ter um negócio, você tem que abrir espaço na sua agenda para fazer o Plano de Negócios.

Essa é uma das principais Dicas para Fazer um Plano de Negócios, pois sem tempo e dedicação, nada funcionará.

9 – Investimento não é Caro, nem Barato

Investimento não é caro ou Barato

As pessoas normalmente avaliam o investimento em termos de caro e barato. Ora, não existe investimento “caro” nem investimento “barato”.

O investimento é medido pela sua eficácia em trazer retorno para a empresa. Ou seja, avaliamos o investimento de acordo com o resultado que ele gera.

Portanto, um Investimento é classificado como Bom ou Ruim. E não como Caro ou Barato. 

Por exemplo:

Se a Empresa A investe R$ 50 mil em uma estratégia de marketing e esse investimento traz um retorno de R$ 500 mil, esse é um bom investimento.

Por outro lado, se uma empresa investe R$ 1.500 em uma estratégia de marketing e tem um retorno de R$ 100, esse investimento foi ruim.

Quando for avaliar algum investimento, avalie o quanto esse investimento irá gerar de resultado para a sua empresa e não apenas o valor desse investimento.

Entre todas as Dicas para Fazer um Plano de Negócios, essa é a que normalmente ninguém fala.

10 – O Planejamento é a Alma, o Corpo e a Mente do Negócio

Planejamento é a alma, corpo e mente do negócio

E finalmente, para finalizar com chave de ouro esse post de Dicas para Fazer um Plano de Negócios que realmente funciona para a sua empresa, quero dar essa dica especial.

O Planejamento é a Empresa. A Empresa é o seu Planejamento.

O resto é simples execução.

Se não há planejamento, pessoas executam atividades aleatoriamente sem um norte, sem uma base sólida. E com isso, gera-se caos, confusão, depressão e infelicidade nos negócios. 

E, sem ter noção do seu próprio negócio, dos números financeiros, da organização e das perspectivas, o empreendedor sente frustração e sobrecarga. 

Muitas empresas chegam em um estado tão grave de falta de planejamento,  que os empreendedores estão exaustos, não sabem mais o que fazer e pensam em desistir.

Por outro lado, empresas que têm o planejamento em dia, sabem o que está acontecendo no seu negócio e têm ânimo para seguir em frente, crescer e alcançar suas metas e objetivos.

Portanto, minha dica final é: faça seu Plano de Negócios certinho, com todas as etapas. Pode ser difícil no começo, mas não se compara à dificuldade gerada pelo fato de não fazê-lo.

Ao fazer seu planejamento, você se sentirá seguro, tranquilo e confiante para dar os próximos passos com a sua empresa.

Bônus – Nunca é tarde para fazer o Plano de Negócios.

Nunca é tarde para fazer o Plano de Negócios

Quando fazer o Plano de Negócios?

O Plano de Negócios pode ser feito a qualquer tempo. 

Assim, se você já tem uma empresa e não fez o plano de negócios, faça.

Dedique um tempinho para organizar o seu planejamento e você verá a sua tranquilidade voltando aos pouquinhos no seu dia a dia.

Gostou do Post? Confira também:

– Planeje sua empresa com a  Consultoria Plano de Negócios
– Confira os  Serviços de Consultoria  para lançamento de empresas da Vamos Tirar do Papel
– Saiba mais informações no post Plano de Negócios – O Guia Completo
– Veja as Etapas do Plano de Negócios

Você também pode se interessar por:

Sobre a autora

Curso Plano de Negócios Profissional
Adriana Kimi Rodrigues,
é CEO & Founder da Vamos Tirar do Papel, Consultoria Empresarial e Agência de Marketing especializada em lançamento de empresas, marcas, produtos e serviços. Formada em Marketing pela ESPM, com MBA em Gestão Empresarial pela BSP, é também empresária fundadora da agência de turismo Brasileiros pelo Mundo, com experiência de mais de 15 anos na área de planejamento e execução de projetos em grandes empresas.

Precisa de um Site ou Loja Virtual para sua Empresa?

Nós desenvolvemos sites e lojas virtuais sob medida para cada cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Tirar do Papel Consultoria Plano de Negócios
Vamos Tirar do Papel Consultoria

Fale conosco sobre seu negócio

Seja um Consultor Associado
e comece a vender agora

Preencha os formulário abaixo e receba informações sobre o Programa de Consultores Associados da Vamos Tirar do Papel

Inscreva-se para a Lista de Espera

Curso Plano de Negócios

E-book Gratuit0

Como Fazer o Plano de Negócios

Baixe o e-book ‘Como Fazer o Plano de Negócios’ Desenvolvido pela Vamos Tirar do Papel Consultoria 

Iniciar a Conversa
1
Fale Conosco
Olá, sou Adriana Kimi Rodrigues, especialista em planejamento e lançamento de negócios, marcas e produtos.

Você tem uma ideia de negócio ou precisa melhorar sua empresa?

Envie sua mensagem por Whatsapp, para eu e minha equipe conversarmos e entendermos melhor o seu projeto.

(Nosso horário de atendimento online é de segunda à sexta feira das 9h às 18h)