28
dez 2020

Diferença entre Plano de Negócios e Pitch de Negócios

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Saiba qual a Diferença entre Plano de Negócios e Pitch de Negócios

Você sabe qual a diferença entre Plano de Negócios e Pitch de Negócios?

Muitas pessoas me perguntam se é possível elaborar o Pitch de Negócios, entretanto, ainda não fizeram o Plano de Negócios.

Portanto, fiz esse post com o objetivo de esclarecer essa dúvida comum aos empreendedores.

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O Plano de Negócios é o documento completo de planejamento da empresa, onde estão todas as análises, projeções, avaliações e todas as definições do negócio.

Inclui a análise de viabilidade financeira detalhada, bem como todas as projeções e cenários. Seu objetivo é definir o negócio, avaliar riscos e oportunidades.

Por isso, normalmente, o formato do plano de negócios é um documento em Word.

Saiba mais no post: Plano de Negócios – O Guia Completo

O Pitch de Negócios

O Pitch de Negócios é a apresentação do negócio para os investidores. É o resumo do Plano de Negócios, onde estão apenas as informações mais importantes do negócio.

Seu objetivo é apresentar o negócio, a ideia e a viabilidade do negócio para captação de recursos, investimentos e parcerias.

Por isso, normalmente, o formato do Pitch de Negócios é uma apresentação em Power Point.

A Diferença

Assim, podemos concluir que o Plano de Negócios é o planejamento completo da empresa, enquanto o Pitch de Negócios é a apresentação do plano para os investidores.

E por que existe o Pitch de Negócios? 

Não bastaria fazer apenas o Plano de Negócios e pronto?

O Pitch existe porque o investidor recebe milhares de propostas de investimento de empreendedores, todos os dias.

Por isso, ele não tem tempo de avaliar detalhadamente cada proposta.

Assim, ao receber uma proposta de um empreendedor para investir na sua ideia, o investidor não irá olhar o Plano de Negócios detalhado, com todas as informações. Ele primeiramente quer entender qual é a ideia principal e avaliar se o negócio faz sentido, para só depois, se ele se interessar, ver o plano completo.

Não posso fazer apenas o Pitch de Negócios, então?

O Pitch de Negócios, sendo um resumo do Plano de Negócios, não pode existir sem ele. 

O Plano de Negócios é a estrutura base de todo o planejamento do negócio. Assim, é o Plano de Negócios que vai oferecer todas as informações para a elaboração do Pitch de Negócios.

Portanto, se o investidor realmente se interessar na sua ideia após assistir ao Pitch, ele com certeza vai querer ver o Plano de Negócios com todos os detalhes.

Afinal, o investidor não vai injetar o seu dinheiro em um negócio que não esteja minimamente avaliado e estruturado, certo?

Quando eu preciso fazer um Pitch?

Afinal, quando um Pitch é necessário?

O Pitch é necessário para quando o empreendedor precisa captar investimentos.

Assim, é fundamental que o empreendedor tenha, além do o Plano de Negócios bem detalhado, um Pitch de Negócios que apresente as principais ideias do seu negócio para possíveis investidores.

Por outro lado, se não há necessidade de captação de recurso, não é preciso fazer um Pitch. Neste caso, apenas o Plano de Negócios já é o suficiente.

Comparação entre Plano x Pitch 

Plano de Negócios Pitch de Negócios
Objetivos Definir o negócio, avaliar riscos e oportunidades Apresentar a ideia do negócio para captar recursos
Tipo de Informação Detalhadas Resumo
Quem pode fazer Apenas o empreendedor Pode ser terceirizado
Formato Documento Word Apresentação Power Point
Páginas Em média 30 a 50 páginas Em média 10 a 20 slides
Design e Layout Não precisa. O documento deve apenas estar bem formatado. Um bom design ajuda a apresentação da ideia

 

Gostou do Post? Confira também:

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– Saiba mais informações no post Plano de Negócios – O Guia Completo
– Veja Dicas para Fazer um Plano de Negócios

 

 

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Sobre a autora

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Adriana Kimi Rodrigues,
é CEO & Founder da Vamos Tirar do Papel, Consultoria Empresarial e Agência de Marketing especializada em lançamento de empresas, marcas, produtos e serviços. Formada em Marketing pela ESPM, com MBA em Gestão Empresarial pela BSP, é também empresária fundadora da agência de turismo Brasileiros pelo Mundo, com experiência de mais de 15 anos na área de planejamento e execução de projetos em grandes empresas.

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