28
dez 2020

Etapas do Plano de Negócios

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Confira quais são as Etapas do Plano de Negócios.

O Plano de Negócios contém diversas etapas, que visam analisar todas as esferas do negócio, com o objetivo de definir o negócio e avaliar os riscos e oportunidades do mercado.

Normalmente, são 10 as Etapas do Plano de Negócios:

1. Perfil do Empreendedor
2. Concepção do Negócio, Identidade de Marca e Posicionamento
3. Análise de Mercado, Análise da Concorrência e Fornecedores
4. Definição de Produtos e Serviços
5. Análise do Perfil Consumidor
6. Estrutura Empresarial, Indicadores e Controles
7. Análise SWOT
8. Planejamento de Marketing
9. Planejamento Financeiro e Análise de Viabilidade
10. Plano de Lançamento do Negócio

Abaixo elaborei um resumo dos principais pontos de um Plano de Negócios. Confira.

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As 10 Etapas do Plano de Negócio

Dependendo do negócio ou do segmento do mercado, pode haver a necessidade de elaborar alguma informação extra.

Porém, em termos gerais, essas são as 10 principais Etapas do Plano de Negócios.

1. Perfil do Empreendedor

Primeiramente, é importante avaliar o perfil do empreendedor e dos seus sócios, para identificar as competências e habilidades que os donos da empresa possuem e também as habilidades que não possuem.

Somente a partir desse mapeamento de competências, será possível avaliar a necessidade de complementar o conhecimento dos gestores da futura empresa.

Por exemplo, se nenhum dos sócios tiver conhecimentos em finanças, é importante que façam um curso ou obtenham, de alguma maneira, as informações necessárias para a correta gestão da empresa.

Ou seja, para assumir um cargo em qualquer empresa, é fundamental que a pessoa tenha as competências e habilidades necessárias para aquela função, ainda que essa empresa seja a sua própria empresa.

As pessoas devem assumir as atividades da empresa de acordo com as suas habilidades. Você não contrataria um gerente financeiro para a sua empresa que não tivesse nenhum conhecimento em finanças, certo?

2. Concepção do Negócio, Identidade de Marca e Posicionamento

Nessa etapa será definido o modelo de negócios do seu negócio, ou seja, você vai definir o que é o seu negócio e como ele funcionará.

Além disso, também é preciso definir a Identidade de Marca da sua empresa, que compreende os seguintes aspectos:

  • Nome da Empresa
  • Nome dos Produtos e Serviços
  • Propósito da Empresa
  • Atributos e Características da Marca
  • Persona da Marca
  • Valores
  • Diferenciais Competitivos
  • Posicionamento de Mercado
  • Slogan ou Tagline

Essa etapa é a mais importante das Etapas do Plano de Negócios pois é a base de toda e qualquer definição estratégica do negócio. Isso porque é nesta etapa que o empreendedor irá definir Quem é a Empresa.

Portanto, uma boa pergunta a se fazer nesta etapa é: “Por que o cliente vai comprar na minha empresa e não no meu concorrente?

Tente responder essa pergunta sinceramente. Assim, se você não encontrar nenhum motivo pelo qual o cliente compraria na sua empresa, pense em um motivo e elabore uma solução.

Encontrar os seus diferenciais é crucial para a estratégia de vendas da sua empresa, da sua ideia ou projeto, portanto dedique um tempo a encontrá-los.

3. Análise de Mercado, Análise da Concorrência e Fornecedores

A Análise de Mercado é fundamental para que o empreendedor possa compreender o mercado em que a sua empresa irá atuar.

Assim, o estudo do mercado deve contemplar todas as variáveis que possam influenciar o seu negócio. 

Essas variáveis podem ser influências externas como por exemplo, o meio político-legal, as características demográficas do mercado, as tecnologias que afetam o setor e também os aspectos culturais.

Por outro lado, é importante que o empreendedor avalie também o meio competitivo em que sua empresa está inserida. Portanto, o estudo também deve contemplar a análise dos concorrentes diretos e dos concorrentes indiretos, dos fornecedores do mercado e dos distribuidores, se houver.

Por fim, é importante avaliar os públicos relevantes do mercado, que não são públicos que exercem influência direta, mas que têm o poder de influenciar indiretamente. Um exemplo de público relevante são os influencers, meios de comunicação, sindicatos e outras organizações que podem influenciar o mercado em que sua empresa atua.

Essa é uma das Etapas do Plano de Negócios que leva mais tempo para ser concluída, pois possui muitas informações.

Porém, tenha calma e paciência, pois é uma das principais etapas. É também uma etapa onde você terá muitas ideias.

4. Definição de Produtos e Serviços

Nesta etapa do Plano de Negócios o empreendedor irá definir os Produtos e Serviços que sua empresa irá comercializar ao mercado.

Aqui é importante definir a descrição, características, formatos, preços e benefícios que cada produto ou serviço oferecerá.

Além disso, também é necessário definir os canais de distribuição e o modelo de estoque de cada item.

5. Análise do Perfil Consumidor

É importante avaliar o perfil do seu consumidor, suas preferências e hábitos de compra e de consumo.

A partir do entendimento do perfil do seu consumidor e do mapeamento das suas necessidades, o empreendedor poderá traçar a melhor estratégia de vendas e adaptar suas ofertas para poder vender mais.

Abaixo, elaborei algumas perguntas que a análise do perfil consumidor do  plano de negócios deverá responder:

  • Quem é o seu consumidor? Descreva o seu perfil demográfico e suas características sociais.
  • Por que ele compra?
  • Quando ele compra?
  • Onde ele compra?
  • Quais os fatores que influenciam a compra?
  • Quais as preferências desse consumidor em relação ao produto / serviço?

Algumas informações sobre o perfil do seu consumidor estão disponíveis na internet.

Em mercados super aquecidos, como o setor de farmácias, o setor de presentes, ou mesmo o setor de fraldas, é muito fácil encontrar estudos de perfil consumidor bem completos na internet.

Se você não encontrar essas informações, ou quiser saber informações mais específicas, você mesmo pode fazer uma Pesquisa de Perfil Consumidor ou contratar uma empresa especializada em elaboração e aplicação de pesquisa.

6. Estrutura Empresarial, Indicadores e Controles

Para poder entregar os produtos e serviços, uma empresa precisa ter processos bem definidos.

Por isso, o Plano de Negócios precisa avaliar e definir os processos-chave da empresa, necessários para a produção e entrega da oferta ao consumidor.

Assim, os principais processos de uma empresa são:

  • Compras
  • Estoque
  • Produção
  • Atendimento
  • Vendas
  • Financeiro
  • Marketing
  • Sistemas

Para poder organizar a sua empresa, é preciso definir como será realizada cada atividade, quando e quem será o responsável por realizar cada uma delas.

Além disso, também é importante definir os controles de cada atividade: relatórios,  indicadores de desempenho e metas.

Cada área da empresa terá seus próprios controles e ferramentas de gestão. Entretanto, os que não podem faltar, são:

Relatórios:

  • Vendas
  • Estoque
  • Financeiro de Caixa
  • Relatório Financeiro Gerencial
  • Base de Dados de Clientes

Indicadores

  • Faturamento
  • Lucro (ou prejuízo)
  • Margem de Contribuição
  • Número de vendas / mês
  • Número de clientes / mês

7. Análise SWOT

A Análise SWOT, também chamada de Análise FOFA no Brasil, é uma análise das principais Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças identificadas no estudo do Plano de Negócios.

Assim, na Análise SWOT são relacionados e avaliados os riscos e oportunidades identificados ao longo do plano.

Portanto, a partir da Matriz SWOT é possível elaborar soluções para os problemas e traçar planos para aproveitar as oportunidades identificadas.

8. Planejamento de Marketing

Para atrair clientes que comprem seus serviços, é preciso definir um plano de marketing que estabeleça O QUE dizer e COMO dizer.

Além disso, a comunicação da empresa e de seus produtos e serviços deve estar 100% alinhada com a sua identidade de marca. Ou seja: a comunicação deve transmitir uma mensagem que condiz com a imagem que a sua empresa quer passar e como sua empresa quer ser vista pelos seus clientes.

Atualmente existem muitas formas de divulgar uma ideia. Com isso, você pode elaborar um site institucional, um blog, criar uma conta e anunciar no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Pinterest, fazer a divulgação em grupos do Facebook ou mesmo do Whatsapp.

Além disso, pode considerar também elaborar uma estratégia de mídia impressa como panfletos, catálogo, brindes, adesivos, revista do bairro.

Por fim, o Planejamento de Marketing deve contemplar a mensagem, os canais de comunicação e as metas de vendas para cada produto e serviço.

9. Planejamento Financeiro e Análise de Viabilidade

Antes de tirar a sua ideia do papel, é importante fazer a análise financeira para avaliar a viabilidade do negócio. A partir dessa análise, é possível avaliar se o seu negócio será realmente viável, ou seja, se ele tem possibilidades de gerar lucro e se manter.

Portanto, essa é uma das principais etapas do seu Plano de Negócios. Assim, para fazer a sua análise financeira, é preciso avaliar:

1. O investimento inicial do seu negócio

2. As despesas mensais que a sua empresa vai ter

3. A projeção de vendas (faça um cenário otimista, um realista e um pessimista)

4. O custo de produção do seu serviço ou produto

Assim, com essas variáveis, é possível calcular o Ponto de Equilíbrio do seu negócio e o tempo necessário para Retorno do Investimento.

10. Plano de Lançamento do Negócio: a Última das Etapas do Plano de Negócios

Por fim, chegamos no Plano de Lançamento da empresa. Essa é a última etapa do Plano de Negócios.

O plano de lançamento é um cronograma que deve conter todas as atividades necessárias para tirar a ideia do papel, ou seja, todas as ações necessárias para o lançamento da sua empresa.

Portanto, para fazer o Plano de Lançamento de uma empresa, é necessário:

  • Enumerar as atividades por ordem cronológica de execução, lembrando que muitas atividades possuem uma relação de interdependência. Ou seja, quando uma atividade só pode começar quando uma outra finalizar.
  • Estabelecer datas limite para a execução das atividades.
  • Definir as pessoas responsáveis por realizar cada atividade.
  • Definir um dia da semana para realizar a revisão do plano de lançamento e avaliar tudo o que foi realizado, o que está atrasado e o que ainda falta realizar.

Se forem muitas atividades, pode-se quebrar o plano de lançamento do negócio em algumas etapas.

Ordem das Etapas do Plano de Negócios

A ordem das Etapas do Plano de Negócios deve ser seguida como está descrita nesse post, pois as etapas precisam que as etapas anteriores tenham sido concluídas para poderem serem desenvolvidas.

A única alteração que é possível fazer, sem que haja nenhum prejuízo de informação, é alterar a etapa 2 e 3. Ou seja, é possível fazer a análise de mercado antes da definição conceitual do negócio.

Isso porque, às vezes, para quem ainda não tem uma ideia certa do modelo de negócios, avaliar o mercado pode dar uma luz. Ou então trazer ideias que possam complementar a definição do negócio.

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– Planeje sua empresa com a  Consultoria Plano de Negócios
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– Saiba mais informações no post Plano de Negócios – O Guia Completo
– Veja Dicas para Fazer um Plano de Negócios
– Confira o post Análise de Mercado: Como Fazer

 

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Sobre a autora

Curso Plano de Negócios Profissional
Adriana Kimi Rodrigues,
é CEO & Founder da Vamos Tirar do Papel, Consultoria Empresarial e Agência de Marketing especializada em lançamento de empresas, marcas, produtos e serviços. Formada em Marketing pela ESPM, com MBA em Gestão Empresarial pela BSP, é também empresária fundadora da agência de turismo Brasileiros pelo Mundo, com experiência de mais de 15 anos na área de planejamento e execução de projetos em grandes empresas.

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