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ago 2021

Plano de Negócios para Loja Virtual

Plano de Negócios para Loja Virtual

Saiba como fazer um Plano de Negócios para Loja Virtual e comece seu negócio de uma maneira estruturada.

Sim, este é um mercado que cresceu muito nos últimos tempos, ainda mais com a pandemia. Muitos empreendedores tiveram que se adaptar à essa nova realidade e, muitas vezes, essa mudança pode ser complicada para os processos de uma empresa.

Seja para o lançamento de uma empresa, ou para se adequar a nova realidade, estar presente de maneira virtual é fundamental, mas fazer isso de maneira estruturada é ainda mais importante.

 

A importância do Plano de Negócios para Loja Virtual

O Plano de Negócios é um instrumento de análise e planejamento que irá reunir todas as informações necessárias para uma análise do mercado, bem como todos os processos da empresa.

Desse modo, com o Plano de Negócios você diminui os riscos e aumenta os lucros, além de planejar todas as etapas para o lançamento do negócio. 

Conheça todos os detalhes sobre a importância do Plano de Negócios.

 

O que um Plano de Negócios para loja virtual precisa ter?

O Plano de Negócios deve conter todas as informações necessárias sobre o macro e micro ambientes da empresa. Ou seja, todos os processos internos, bem como informações sobre o mercado.

Tratando-se de uma loja virtual é importante considerar a estrutura necessária, logistica para entrega, publicidade em redes sociais, funil de vendas, um site funcional entre outros fatores.

Algumas informações chave devem estar presentes em qualquer tipo de Plano de Marketing, porém de acordo com as necessidades de cada empresa esses tópicos podem ser alterados.

 

Estrutura de um Plano de Negócios para Loja Virtual

Conforme dito antes, um Plano de Negócios para Loja Virtual deve ter uma estrutura mínima. Ou seja, informações necessárias para qualquer tipo de empresa.

Abaixo apresentamos um pequeno sobre as etapas do Plano de Negócios. 

1.Informações sobre a Marca / Empresa

A internet é um mercado competitivo. Por isso é essencial construir uma sua Identidade de Marca forte e relevante.

Assim como encontrar diferenciais competitivos. Ou seja, por que o cliente vai comprar na sua empresa e não no seu concorrente? ”

2. Mercado e concorrentes

Faça uma pesquisa amplia sobre seus concorrentes. Liste as lojas virtuais que oferecem o mesmo tipo de produtos que você irá vender e veja como essas empresas trabalham. Observe a estrutura do site, redes sociais e todos os detalhes possíveis.

Além disso, pesquise também sobre o crescimento do mercado de vendas on-line, quais os produtos mais comprados, assim como qual a frequencia de compra entre outros fatores.

Em seguida, com essas insformações, você poderá identificar tendências, bem como encontrar oportunidades e até ter novas ideias.

3. Perfil Consumidor

É importante avaliar o perfil do seu consumidor, suas preferências e hábitos de compra e de consumo.

Uma loja virtual pode atender diferentes públicos, com gostos e hábitos de compra diferentes. Por isso é importante definir seu público alvo e obter informações sobre ele. Desse modo você poderá criar estratégias mais acertivas.

Por exemplo, é importante saber o que seu cliente gosta de fazer nas horas vagas, quais são as midias que ele consome, qual a idade média, sexo, bem como qual o tempo médio que passa na internet e sites que costuma visitar.

4.  Produtos e Serviços

Escolha exatamente quais serão os produtos e serviços que a sua empresa vai vender.

5. Processos da Empresa

Sua empresa precisará realizar diversas atividades, como por exemplo comprar, estocar e produzir.

Sendo assim, para poder organizar todas essas etapas é preciso definir os controles de cada atividade: relatórios, indicadores de desempenho e metas. 

6.  Plano de Marketing 

Defina O QUE dizer e COMO dizer, Mantenha a comunicação 100% alinhada com a sua identidade de marca.

Para lojas virtuais é importante lembrar de trabalhar muito bem o marketing digital, bem como o marketing com influenciadores.

7. Plano Financeiro

Antes de tirar a sua ideia do papel, é importante fazer a análise financeira para avaliar a viabilidade do negócio. Desse modo, será possível calcular o Ponto de Equilíbrio do seu negócio e o tempo necessário para Retorno do Investimento.

8. Plano de Lançamento

Escreva todas as ações necessárias para o lançamento da empresa e em seguida estabeleça datas limite para a execução das atividades.

Dicas: Plano de Negócios para Loja Virtual 

A primeira dica pra fazer um Plano de Negócios é escrever a sua ideia. Desse modo você consegue visualizar seus objetivos e estabelecer onde deseja chegar.

Em primeiro lugar, não se preocupe com a viabilidade do negócio. Nesse primeiro momento o importante é começar a estruturar a sua empresa, tirar a ideia da sua cabeça.

Contudo, após realizar o planejamento, o segredo para tirar a sua ideia do papel é REALIZAR o que foi planejado. Parece algo fácil, no entanto essa é a etapa em que as pessoas mais travam.

Portanto, dê o primeiro passo. E depois o segundo. E amanhã o terceiro. Vá com calma, que aos poucos, você com certeza chegará lá.

Plano de Negócios com Orientação Profissional

A Vamos Tirar do Papel elaborou um Programa de Mentoria especial para Lançamento de Negócios

O que é a consultoria?

A consultoria individual possui 8 etapas para quem quer elaborar o seu plano de negócios e tirar a ideia do papel de forma estruturada, com orientação profissional.

Os principais objetivos são:

  • Auxiliar a fazer o Plano de Negócios profissional da sua empresa.
  • Diminuir os riscos do negócio.
  • Aumentar as chances de sucesso.

O que está incluso na consultoria?

A consultoria inclui:

  • Plano de Negócios Profissional: você irá fazer um plano de negócios completo, além disso, com orientação profissional.
  • Plano de Lançamento do Negócio: com todas as ações necessárias para tirar o seu negócio do papel de forma estruturada.
  • Conhecimento em Gestão de Negócios: indicações de materiais de leitura, vídeos, cursos gratuitos e artigos.
  • Profissionais Indicados e Ferramentas: Acesso à minha rede de profissionais indicados, que eu utilizo nos meus negócios e à minha lista de ferramentas e gadgets.
  • Kit Empreendedor: para incentivar você a tirar o seu negócio do papel.
  • Laudo Contábil Fiscal feito pelo nosso contador especialista. Para tirar todas as suas dúvidas quanto a abertura de empresa, impostos, e o regime tributário do seu negócio.

Então, entre em contato conosco  para saber mais sobre a Consultoria para Plano de Negócios. Tire a sua empresa do papel!

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Sobre a autora

Curso Plano de Negócios Profissional
Adriana Kimi Rodrigues,
é CEO & Founder da Vamos Tirar do Papel, Consultoria Empresarial e Agência de Marketing especializada em lançamento de empresas, marcas, produtos e serviços. Formada em Marketing pela ESPM, com MBA em Gestão Empresarial pela BSP, é também empresária fundadora da agência de turismo Brasileiros pelo Mundo, com experiência de mais de 15 anos na área de planejamento e execução de projetos em grandes empresas.

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