30
jul 2021

Plano de Negócios para MEI

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Para entender como fazer um Plano de Negócios para MEI precisamos, em primeiro lugar, entender o que é e para que serve essa ferramenta e se você se enquadra no conceito de MEI.

O que significa MEI?

MEI significa Microeemprendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo. Quem se cadastra como MEI passa a ter CNPJ. Sendo assim, tem facilidades com a abertura de conta bancária e para pedir empréstimos, bem como na emissão de notas fiscais.

Além disso, quem é MEI também tem obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.

Porém, para ser MEI são necessários alguns requisitos:

  • Faturar até R$ 81.000,00 por ano, ou R$ 6.750,00 por mês;
  • Não ter participação em outra empresa como sócio ou titular;
  • Ter no máximo um empregado contratado que receba no máximo um salário mínimo ou o piso da categoria.

Você está dentro dos requisitos para MEI? Então, vamos seguir em frente!

Função do Plano de Negócios

O Plano de Negócios irá reunir todas as informações necessárias do mercado e dos processos da empresa para analiser e, em seguida, definir estratégias. Também é chamado de Business Plan.

O Plano de Negócios para MEI também é um documento que prova a viabilidade do negócio para o empreendedor, assim como para investidores e bancos, em caso de emprestimos.

Desse modo, o Plano de Negócios para MEI tem 3 objetivos principais:

  • Diminuir os riscos financeiros
  • Aumentar o lucro da empresa
  • Planejar todas as etapas

O que um Plano de Negócios para MEI precisa ter?

O Plano de Negócios para MEI deve ter as informações necessárias para tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Entretanto, ainda que haja algumas variações, o Plano de Negócios precisa de algumas informações padrão.

Além disso pode ser necessário também incluir outras informações de acordo com a necessidade do negócio.

Como fazer um Plano de Negócios para MEI?

Antes de mais nada, ainda que seja menor do que um Plano de Negócios convencional,  o Plano de Negócios para MEI deve ter uma estrutura mínima. Cada uma das etapas do Plano de Negócios apresentará informações da empresa e do mercado.

Identidade da empresa

É fundamental construir uma Identidade de Marca para que a empresa seja reconhecida no mercado e tenha uma vantagem competitiva.

Em seguida, identifique quais são os diferenciais competitivos da empresa. Pergunte: “Por que o cliente vai comprar na minha empresa e não no meu concorrente? ”.

Mercado

Pesquise sobre os seus concorrentes no Google, ou seja,  empresas que ofereçam produtos e serviços parecidos. Veja o que eles oferecem e o valor que cobram.

Logo após, com essa pesquisa em mãos, identifique tendências, encontre oportunidades e até novas ideias. Desse modo, você saberá o que está acontecendo no mercado e então poderá adequar melhor a sua oferta.

Perfil Consumidor

Quem é seu consumidor? Do que ele gosta, como ele se comporta ao fazer compras, o que ele consome habitualmente?

Quanto mais informações você tiver, mais oportunidades terá de conquitar seu público algo.

Produtos e Serviços

Liste quais serão os produtos e serviços da sua empresa.

 Processos da Empresa

Defina como será realizada cada atividade e quais serão os controles de cada uma: relatórios, indicadores de desempenho e metas.Desse modo você irá organizar as atividades como por exemplo comprar, estocar e produzir.

Plano de Marketing e Vendas

Para atrair clientes é preciso em primeiro lugar saber O QUE dizer e COMO dizer, além de mater a comunicação 100% alinhada com a sua identidade de marca.

Plano Financeiro

É importante fazer a análise financeira para avaliar a viabilidade do negócio. Sendo assim, considere o investimento inicial, os custos mensais e a projeção de vendas, bem como o custo de produção do seu serviço ou produto.

Desse modo, será possível calcular o Ponto de Equilíbrio do seu negócio e o tempo necessário para Retorno do Investimento.

Plano de Lançamento

Por fim, escreva todas as ações necessárias para o lançamento da sua empresa.  Ou seja, liste as atividades e faça um cronograma de execução para cada atividade.

Dicas: faça seu Plano de Negócios para MEI dar certo

A primeira dica pra fazer um Plano de Negócios é escrever a sua ideia. Isso vai te ajudar materializar a ideia em forma de palavras.

Nesse momento, não se preocupe com a viabilidade. Apenas escreva a sua ideia no papel, pois esse é o primeiro passo para o planejamento.

Entretanto, o segredo para tirar a sua ideia do papel é REALIZAR o que foi planejado.

Pense: “O que é preciso fazer agora?” Faça o passo a passo e, aos poucos, sua empresa tomará forma. Poré, é preciso agir, se mexer.

Consultoria para elaboração de Plano de Negócios

A Vamos Tirar do Papel elaborou um Programa de Consultoria para Plano de Negócios  especial para Lançamento de Negócios.

O que é a consultoria?

A consultoria individual possui 8 etapas para quem quer elaborar o seu plano de negócios e tirar a ideia do papel de forma estruturada, com orientação profissional.

Os principais objetivos são:

  • Auxiliar a fazer o Plano de Negócios profissional da sua empresa.
  • Diminuir os riscos do negócio.
  • Aumentar as chances de sucesso.

O que está incluso na consultoria?

A consultoria inclui:

  • Plano de Negócios Profissional: você irá fazer um plano de negócios completo, com orientação profissional.
  • Plano de Lançamento do Negócio: com todas as ações necessárias para tirar o seu negócio do papel de forma estruturada.
  • Conhecimento em Gestão de Negócios: indicações de materiais de leitura, vídeos, cursos gratuitos e artigos.
  • Profissionais Indicados e Ferramentas: Acesso à minha rede de profissionais indicados, que eu utilizo nos meus negócios e à minha lista de ferramentas e gadgets.
  • Kit Empreendedor: para incentivar você a tirar o seu negócio do papel.
  • Laudo Contábil Fiscal feito pelo nosso contador especialista. Para tirar todas as suas dúvidas quanto a abertura de empresa, impostos, e o regime tributário do seu negócio.

 

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Sobre a autora

Curso Plano de Negócios Profissional
Adriana Kimi Rodrigues,
é CEO & Founder da Vamos Tirar do Papel, Consultoria Empresarial e Agência de Marketing especializada em lançamento de empresas, marcas, produtos e serviços. Formada em Marketing pela ESPM, com MBA em Gestão Empresarial pela BSP, é também empresária fundadora da agência de turismo Brasileiros pelo Mundo, com experiência de mais de 15 anos na área de planejamento e execução de projetos em grandes empresas.

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