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ago 2021

Plano de Negócios para Pequenas Empresas

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Hoje vamos falar sobre Plano de Negócios para Pequenas Empresas e porque o planejamento é importante pra qualquer negócio, não importa o tamanho.

É um erro muito comum querer começar um negócio sem o planejamento certo. Segundo o Sebrae, esse é o motivo pelo qual a maioria das pequenas empresas fecham.

Portanto, crie uma base estruturada. Desse modo, seu negócio crescerá de maneira saudável.

 

Qual a função de um Plano de Negócio para Pequenas empresas

Um Plano de Negócios tem a função de fornecer todas as informações necessárias, com a finalidade que o dono do negócio possa tomar as melhores decisões estratégicas para sua empresa.

Um bom Plano diminui os riscos e aumenta as possibilidades de sucesso da empresa, pois com ele é possível ter uma visão clara tanto da empresa quanto do mercado em que ela atua.

 

Como é um Plano de Negócios para Pequenas Empresas

Qualquer tipo de Plano de Negócios deve conter informações-chave, independente do tamanho da empresa.

É claro que, no caso de pequenas empresas, os Planos serão menores, pois a empresa em si é menor.

Entretanto, ainda que seja mais conciso, há etapas do Plano de Negócios que sempre devem estar presentes. São elas:

 

Informações sobre a empresa

Nessa etapa você deve colocar todas as informações sobre a empresa. Ou seja, metas, visão, valores, diferenciais, entre outros.

É o momento de construir a identidade da marca.

 

Informações sobre o Mercado

Agora, é o momento de pesquisar sobre o mercado em que sua empresa irá atuar. Faça uma lista dos principais concorrentes e veja os produtos ou serviços que eles oferecem e como eles trabalham, assim como o preço que praticam.

Use essas informações para identificar tendências e encontrar oportunidades. Desse modo, você saberá o que está acontecendo no mercado e então poderá adequar melhor a sua oferta.

 

Informações sobre o consumidor

Este é o momento de avaliar o perfil do seu consumidor. Definir o seu público alvo e estudar como ele se comporta.

Ou seja, descubra suas preferências e hábitos de compra e de consumo.  A internet é uma ótima fonte de dados para essa pesquisa.

 

Lista de produtos e serviços

Defina exatamente quais serão os produtos e serviços que a sua empresa vai vender.

 

Organização e processos da empresa

Este é o momento de organizar todas as etapas do seu negócio, como comprar, estocar e produzir, por exemplo.

Portanto, defina como será realizada cada atividade, bem como quais serão os controles: relatórios, indicadores de desempenho e metas. 

 

Fazer o Plano de Marketing e Vendas

Nesse ponto do seu Plano de Negócios é preciso definir qual a mensagem que irá passar para seu público alvo e como passar essa mensagem. Em primeiro lugar, é preciso manter a comunicação alinhada com a identidade da sua marca, bem como utilizar todas as informações levantadas sobre o perfil do cliente. Desse modo será mais fácil fazer com que seu público receba a mensagem que deseja transmitir.

 

Controle Financeiro

Aqui, é o momento de fazer a análise financeira para avaliar a viabilidade do negócio. Para tanto, você deve considerar o investimento inicial do seu negócio, os custos mensais que a sua empresa vai ter e a projeção de vendas, bem como o custo de produção do seu serviço ou produto. Desse modo, calcule o Ponto de Equilíbrio do seu negócio e o tempo necessário para Retorno do Investimento.

 

Plano de Lançamento

Por fim, chegamos ao momento mais esperado: tirar a empresa do papel.

O Plano de Lançamento nada mais é do que um cronograma com todas as atividades necessárias para o lançamento do seu negócio. Para isso, enumere as atividades por ordem cronológica de execução e em seguida estabeleça datas limite para a execução de cada uma delas.

 

Consultoria de Plano de Negócios para Pequenas Empresas

Ainda não sabe por onde começar?

A Vamos Tirar do Papel elaborou um Programa de Consultoria para Plano de Negócios  especial para Lançamento de Negócios.

 

O que é a consultoria?

A consultoria individual possui 8 etapas para quem quer elaborar o seu plano de negócios e tirar a ideia do papel de forma estruturada, com orientação profissional.

Os principais objetivos são:

  • Auxiliar a fazer o Plano de Negócios profissional da sua empresa.
  • Diminuir os riscos do negócio.
  • Aumentar as chances de sucesso.

O que está incluso na consultoria?

A consultoria inclui:

  • Plano de Negócios Profissional: você irá fazer um plano de negócios completo, além de ter orientação profissional.
  • Plano de Lançamento do Negócio: com todas as ações necessárias para tirar o seu negócio do papel de forma estruturada.
  • Conhecimento em Gestão de Negócios: indicações de materiais de leitura e vídeos, bem como cursos gratuitos e artigos.
  • Profissionais Indicados e Ferramentas: Acesso à minha rede de profissionais indicados, que eu utilizo nos meus negócios e à minha lista de ferramentas e gadgets.
  • Kit Empreendedor: para incentivar você a tirar o seu negócio do papel.
  • Laudo Contábil Fiscal feito pelo nosso contador especialista. Para tirar todas as suas dúvidas quanto a abertura de empresa e impostos, bem como o regime tributário do seu negócio.

Entre em contato conosco e tire a sua empresa do papel!

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Sobre a autora

Curso Plano de Negócios Profissional
Adriana Kimi Rodrigues,
é CEO & Founder da Vamos Tirar do Papel, Consultoria Empresarial e Agência de Marketing especializada em lançamento de empresas, marcas, produtos e serviços. Formada em Marketing pela ESPM, com MBA em Gestão Empresarial pela BSP, é também empresária fundadora da agência de turismo Brasileiros pelo Mundo, com experiência de mais de 15 anos na área de planejamento e execução de projetos em grandes empresas.

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