21
jul 2021

Saiba como fazer um Plano de Negócios

Como fazer um Plano de Negócios

Para entender como fazer um Plano de Negócios precisamos, em primeiro lugar, entender o que é e para que serve essa ferramenta.

Também chamado de Business Plan, o Plano de Negócios é um instrumento de análise e planejamento que irá reunir todas as informações necessárias para uma análise do mercado e todos os processos da empresa.

Desse modo, o Plano de Negócios tem 3 objetivos principais:

  • Diminuir os riscos financeiros, identificando e corrigindo os erros antes do lançamento da empresa.
  • Aumentar o lucro da empresa, otimizando os processos e aproveitando as oportunidades.
  • Planejar todas as etapas para que o empreendedor consiga tirar o projeto do papel. 

Como é um Plano de Negócios?

Como fazer um plano de Negócios - Como é?

O Plano de Negócios deve conter as informações necessárias para que o empreendedor possa tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Cada consultoria ou autor segue um modelo de estrutura de Plano de Negócio, mas ainda que haja algumas variações, o Plano de Negócios precisa ter algumas informações-chave.

Além disso pode ser necessário também incluir outras informações de acordo com a necessidade do negócio. Um consultor de negócios poderá avaliar melhor.

Como fazer um Plano de Negócios na prática?

Um Plano de Negócios deve ter uma estrutura mínima respeitando algumas etapas. Cada uma delas apresentará informações do negócio e do mercado no qual está inserido.

Abaixo apresentamos um pequeno resumo, mas no nosso post sobre as etapas do Plano de Negócios você poderá encontrar o passo-a-passo detalhado e entender melhor como desenvolver cada uma delas.

1.Definição da Empresa, Identidade de Marca e Diferenciais

Para que uma empresa seja reconhecida no mercado e tenha uma vantagem competitiva de valor, é fundamental que ela construa a sua Identidade de Marca.

Em seguida, é necessário identificar quais são os diferenciais competitivos da empresa. Uma boa pergunta a se fazer nesta etapa é: “Por que o cliente vai comprar na minha empresa e não no meu concorrente? ”.

2. Análise do Mercado

Pesquise no Google empresas que ofereçam produtos e serviços parecidos com os seus e então veja o que elas oferecem e quanto cobram.

Em seguida, com essa pesquisa em mãos, você poderá identificar tendências, encontrar oportunidades e até ter novas ideias. Desse modo, você saberá o que está acontecendo no mercado e então poderá adequar melhor a sua oferta.

3. Análise do Perfil Consumidor

É importante avaliar o perfil do seu consumidor, suas preferências e hábitos de compra e de consumo. Lembre-se que algumas informações sobre o perfil do seu consumidor estão disponíveis na internet.

4. Definição dos Produtos e Serviços

Defina exatamente quais serão os produtos e serviços que a sua empresa vai vender.

5. Estruturação dos Processos da Empresa

Para que você possa entregar o seu produto ou serviço, a sua empresa precisará realizar diversas atividades, como por exemplo comprar, estocar e produzir.

Sendo assim, para poder organizar todas essas etapas é preciso definir como será realizada cada atividade e os controles de cada atividade: relatórios, indicadores de desempenho e metas. 

6. Elaboração do Plano de Marketing e Vendas

Para atrair clientes que comprem seus serviços, é preciso em primeiro lugar saber O QUE dizer e COMO dizer, bem como mater a comunicação 100% alinhada com a sua identidade de marca.

7. Elaboração do Plano Financeiro

Antes de tirar a sua ideia do papel, é importante fazer a análise financeira para avaliar a viabilidade do negócio. Para tanto, você deve considerar o investimento inicial do seu negócio, os custos mensais que a sua empresa vai ter e a projeção de vendas, bem como o custo de produção do seu serviço ou produto. Desse modo, será possível calcular o Ponto de Equilíbrio do seu negócio e o tempo necessário para Retorno do Investimento.

8. Elaboração do Plano de Lançamento

Por fim, chegamos no Plano de Lançamento da empresa. Escreva todas as ações necessárias para o lançamento da sua empresa. Enumere as atividades por ordem cronológica de execução e em seguida estabeleça datas limite para a execução das atividades.

Dicas de como fazer um Plano de Negócios dar certo

Como fazer um plano de Negócios - Dicas

A primeira dica pra fazer um Plano de Negócios é escrever a sua ideia no papel. Isso vai te ajudar a organizar melhor os seus pensamentos e materializar a ideia em forma de palavras.

Nesse primeiro momento, não se preocupe se ela é viável ou não, se você vai conseguir tirar a ideia do papel ou mesmo se ela é “absurda demais”. Apenas escreva a sua ideia no papel, pois esse é o primeiro passo para o planejamento da empresa.

Após realizar o planejamento e concluir o Plano de Negócios, enfim chega o momento mais esperado de todos: a realização da sua ideia. Entretanto, o segredo para tirar a sua ideia do papel é REALIZAR o que foi planejado.

Realize, faça nas datas certas. Fazer as atividades propostas parece algo relativamente fácil, no entanto essa é a etapa em que as pessoas mais travam.

Outra dica é “faça uma coisa de cada vez”. O que é preciso fazer agora? Faça o passo a passo e, aos poucos, as perguntas vão sendo respondidas e o medo vai passando. Mas é preciso se mexer. Dê o primeiro passo. E depois o segundo. E amanhã o terceiro. Vá com calma, que aos poucos, você com certeza chegará lá.

Você já pensou em fazer um Plano de Negócios com Orientação Profissional?

Como fazer um plano de Negócios - Orientação Profissional

A Vamos Tirar do Papel elaborou um Programa de Consultoria para Plano de Negócios  especial para Lançamento de Negócios.

O que é a consultoria?

A consultoria individual possui 8 etapas para quem quer elaborar o seu plano de negócios e tirar a ideia do papel de forma estruturada, com orientação profissional.

Os principais objetivos são:

  • Auxiliar a fazer o Plano de Negócios profissional da sua empresa.
  • Diminuir os riscos do negócio.
  • Aumentar as chances de sucesso.

O que está incluso na consultoria?

A consultoria inclui:

  • Plano de Negócios Profissional: você irá fazer um plano de negócios completo, com orientação profissional.
  • Plano de Lançamento do Negócio: com todas as ações necessárias para tirar o seu negócio do papel de forma estruturada.
  • Conhecimento em Gestão de Negócios: indicações de materiais de leitura, vídeos, cursos gratuitos e artigos.
  • Profissionais Indicados e Ferramentas: Acesso à minha rede de profissionais indicados, que eu utilizo nos meus negócios e à minha lista de ferramentas e gadgets.
  • Kit Empreendedor: para incentivar você a tirar o seu negócio do papel.
  • Laudo Contábil Fiscal feito pelo nosso contador especialista. Para tirar todas as suas dúvidas quanto a abertura de empresa, impostos, e o regime tributário do seu negócio.

Como fazer um Plano de Negócios e tirar sua empresa do papel

Como fazer um plano de Negócios - Tire do Papel

Planejar uma empresa requer muita dedicação. Sendo assim, costumo dizer que “o que você não planeja antes de lançar a sua empresa, volta depois para te assombrar, só que 10 vezes pior”. Ou seja, tudo o que você faz sem planejar, sai pior, custa mais e tem mais risco de falhar.

Para finalizar, planejar a sua empresa faz parte da jornada de lançamento. Por isso, se quiser mesmo abrir uma empresa, dedique tempo, energia e atenção ao planejamento. Desse modo, você garante que sua empresa terá lucro e será um projeto bacana na sua vida e não uma fonte de dor de cabeça constante.

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Sobre a autora

Curso Plano de Negócios Profissional
Adriana Kimi Rodrigues,
é CEO & Founder da Vamos Tirar do Papel, Consultoria Empresarial e Agência de Marketing especializada em lançamento de empresas, marcas, produtos e serviços. Formada em Marketing pela ESPM, com MBA em Gestão Empresarial pela BSP, é também empresária fundadora da agência de turismo Brasileiros pelo Mundo, com experiência de mais de 15 anos na área de planejamento e execução de projetos em grandes empresas.

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