26
dez 2020

Plano de Negócios – Guia Completo 2021

Plano-de-Negocios

O Plano de Negócios é a principal ferramenta de planejamento de um negócio.

O Plano de Negócios (também conhecido como Business Plan ou BP) é, sem sobra de dúvidas, a principal ferramenta de planejamento de qualquer empreendimento, seja ele uma empresa, negócio, ONG, marca, produto ou serviço.

Entre os Serviços de Consultoria que ofereço na Vamos Tirar do Papel, é um dos principais serviços solicitados pelos clientes.

Neste artigo, vou falar sobre:

– O que é o Plano de Negócios?
– Para que serve o Plano de Negócios?
– Por que tenho que fazer o Plano de Negócios?
– Qual a Importância do Plano de Negócios
– Consultoria Plano de Negócios
– Plano de Negócios Pronto
– Plano de Negócios Sebrae
– Dicas para Fazer o Plano de Negócios
– Etapas do Plano de Negócios
– Como Fazer o Plano de Negócios
– A diferença do Plano de Negócios e do Pitch de Negócios

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– Planeje sua empresa com a  Consultoria Plano de Negócios
– Confira os  Serviços de Consultoria  para lançamento de empresas da Vamos Tirar do Papel

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O que é o Plano de Negócios?

O Plano de Negócios é um instrumento de planejamento empresarial completo, que concentra todas as informações sobre o empreendimento. Além disso, avalia todos os riscos e oportunidades do negócio.

O Plano de Negócios também é conhecido como Business Plan, ou simplesmente BP.

É fundamental para quem quer planejar um negócio e abrir uma empresa.

Formato do Plano de Negócios:

Normalmente o plano é elaborado em documento Word e depois exportado para o formato PDF. As tabelas do plano geralmente são feitas em Excel.

Para que Serve o Plano de Negócios?

O Plano de Negócios serve para que o empreendedor possa planejar o seu negócio.

O principal objetivo do plano é definir o conceito do negócio e como a empresa irá existir e atuar dentro do seu mercado.

O plano deve responder às perguntas estratégicas do negócio:

Quem é a empresa e para que ela existe?
– Quais são os produtos e o que eles oferecem em termos de benefícios?
– Qual o mercado, segmento ou nicho que a empresa irá atuar?
– Quem são os clientes?
– Essa empresa possui uma viabilidade financeira?
– Quais os riscos do negócio?
– Quais são as oportunidades que a empresa pode aproveitar?

Para mais detalhes, confira o post completo Para que Serve o Plano de Negócios.

Qual a Importância do Plano de Negócios

Muitas pessoas me perguntam sobre qual a importância de fazer um Plano de Negócio.

Normalmente, quando estamos animados com a ideia de abrir ume empresa, queremos pular a parte de planejamento e, portanto, ir direto para a implementação. Afinal, ver acontecer é a parte mais legal.

E eu entendo que é mesmo a parte mais legal.

Contudo, ir direto para a execução, sem planejar antes, traz enormes riscos para o seu negócio. Ou seja, praticamente todos os riscos podem realmente acontecer se você não faz um planejamento prévio da sua empresa.

O Business Plan nada mais é do que o planejamento da sua empresa.

Se tudo na vida exige algum planejamento prévio, por que algo tão significativo quanto uma empresa, que envolve tanto tempo e investimento, não precisaria?

Confira o post completo: A Importância do Plano de Negócios

Consultoria Plano de Negócios

Consultoria Plano de Negócios preço sebrae pronto financeira

Primeiramente, antes de começar a falar sobre o processo de elaborar plano, queria dizer que é muito importante que o PRÓPRIO EMPREENDEDOR FAÇA o seu Business Plan. Só assim ele poderá entender as características do seu mercado e do seu negócio.

O Business Plan é a principal ferramenta que o empreendedor tem para conhecer e estruturar o seu negócio.

Assim, delegar essa tarefa faz com que o Plano de Negócios perca a sua própria razão de existir.

Portanto, a recomendação é que você não contrate uma consultoria para fazer o plano por você.

Ainda assim, se você precisar de ajuda, contrate uma consultoria para te ensinar a fazer ou para fazer o plano com você.

Plano de Negócios Pronto

Plano de Negócios Pronto Word PDF Download

Melhor do que terceirizar a elaboração do seu plano, é buscar um modelo de Plano de Negócios Pronto na internet para servir de guia para que você possa elaborar o seu próprio plano.

Existem muitos bons modelos disponíveis para download na internet.

Como eu disse anteriormente, o BP é a principal ferramenta de estruturação do seu negócio. Por isso, é muito importante que você baixe um modelo de plano de negócios de uma fonte confiável, que seja elaborado por profissionais qualificados.

Plano de Negócios Sebrae

Eu simplesmente amo o Sebrae. Acredito que o Sebrae é uma das principais instituições de apoio ao empreendedorismo no Brasil.

Ele oferece inúmeros cursos de capacitação (diversos deles gratuitos inclusive), para ajudar os empreendedores a estruturarem seus negócios.

Por isso, sempre digo para meus clientes e mentorados: aproveitem o Sebrae, façam os cursos, baixem os materiais de apoio do Sebrae. Eles são maravilhosos!

Porém, uma coisa que NÃO indico é a Consultoria para Elaboração de Plano de Negócios do Sebrae. 

Isso porque, como dito anteriormente, o empreendedor não pode terceirizar a elaboração do seu Plano de Negócios para absolutamente ninguém. Mesmo que seja o Sebrae.

O Sebrae também tem um modelo de plano pronto para baixar e servir de exemplo para que você possa elaborar o seu próprio plano de negócios. Esses sim, eu recomendo.

Dicas para Fazer o Plano de Negócios

A principal dica que eu sempre dou, é: dedique-se ao Plano e tenha paciência para elaborar o que precisa ser desenvolvido.

Fazer um Business Plan leva tempo e exige dedicação. Normalmente, um bom BP costuma ser elaborado em 2 meses. Porém, se o empreendedor tem tempo livre para se dedicar à elaboração do Plano, é possível fazer em menos de um mês.

Mas, ainda assim, o Plano de Negócios não poderá ser feito em um dia. Isso porque desenvolver o plano é um processo complexo, onde o empreendedor vai entender e avaliar todas as facetas do seu negócio.

Para fazer um planejamento que realmente sirva como uma ferramenta estratégica para a sua empresa, é preciso calma, paciência e colocar as mãos na massa.

Confira o post completo com as Dicas para Fazer um Plano de Negócios que eu elaborei para ajudar os empreendedores nessa jornada.

Etapas do Plano de Negócios

Etapas do Plano de Negócio Fases Informações Business Plan

O Business Plan é constituído de várias etapas. Normalmente, as Etapas do Plano de Negócios são as seguintes:

1. Perfil do Empreendedor
2. Concepção do Negócio, Identidade de Marca e Posicionamento
3. Análise de Mercado, Fornecedores e Concorrência
4. Definição de Produtos e Serviços
5. Análise do Perfil Consumidor
6. Estrutura Empresarial, Indicadores e Controles
7. Análise SWOT
8. Planejamento de Marketing
9. Planejamento Financeiro e Análise de Viabilidade
10. Plano de Lançamento do Negócio

Porém, é preciso dizer que essas etapas podem variar, de acordo com o segmento do negócio ou mesmo com o objetivo do projeto.

Se a empresa é uma fábrica, o plano pode considerar ter uma etapa que fale apenas da parte de maquinário, por exemplo.

Abaixo, vou detalhar um pouco mais sobre cada etapa do plano.

Adicionalmente, fiz um post completo explicando com mais detalhes todas Etapas do Plano de Negócios, para quem quiser saber mais.

Vamos lá:

1. Perfil do Empreendedor

Perfil Empreendedor Perfil do Empreendedor

Nesta primeira etapa, é importante avaliar as competências e habilidades do empreendedor (e seus sócios), com o objetivo de identificar a necessidade de complementar os seus conhecimentos.

2. Concepção do Negócio, Identidade de Marca e Posicionamento

Identidade de Marca da Empresa Planejamento

Nesta etapa, o empreendedor irá definir qual é o seu negócio e o que ele vai oferecer ao seu cliente.

Além disso, é preciso definir a Identidade da Marca do novo empreendimento, ou seja, o seu propósito e os principais atributos dessa marca, além do posicionamento de mercado, que deverão ser percebidos pelos seus clientes.

Definir o Conceito do Negócio e a Identidade de Marca da sua empresa é a estratégia mais importante de todas, pois será a base para todas as outras etapas do plano.

3. Análise do Mercado, Análise da Concorrência e Fornecedores

Plano de Negócios Análise de Mercado e Concorrência

É imprescindível fazer uma Análise de Mercado em que a empresa irá atuar.

Esta análise deverá conter as informações sobre os principais players do mercado, ou seja, todas as empresas, instituições e indivíduos que exercem alguma influência no mercado.

Além disso, é importante conter as análises sobre os fornecedores do seu negócio e também uma análise da concorrência.

Os concorrentes podem ser concorrentes diretos (que oferecem os mesmos produtos e serviços que a sua empresa) e os concorrentes indiretos (que oferecem outros produtos e serviços, mas que resolvem o mesmo problema).

4. Definição de Produtos e Serviços

O plano deverá conter, em detalhes, quais os produtos e serviços que a sua empresa irá oferecer aos clientes.

Portanto, além da descrição dos produtos e serviços, é importante definir quais são os principais benefícios e também sua estratégia de preço para cada linha de produto ou serviço.

Se for um produto, também é necessário definir qual será a embalagem e o processo de distribuição do produto.

5. Análise do Perfil Consumidor

Para que você possa vender sues produtos e serviços, é essencial que você conheça o perfil do seu consumidor.

Assim, você deve fazer uma análise sobre o perfil do consumidor, seus hábitos de consumo e preferências.

Além disso, é também importante analisar o processo de decisão de compra e identificar os influenciadores da compra, com o objetivo de traçar a melhor estratégia de vendas para a sua empresa .

Você pode buscar essas informações na internet, em pesquisas já realizadas por outras empresas, ou fazer uma Pesquisa de Perfil de Consumidor.

Em segmentos já bastante consolidados, você provavelmente vai encontrar pesquisas prontas sobre hábitos de consumo dos consumidores, disponíveis na internet. Em outros mercados mais nichados ou emergentes, provavelmente você terá que fazer uma pesquisa personalizada.

6. Estrutura Empresarial, Indicadores e Controles

Para que uma empresa possa funcionar corretamente, é necessário criar uma estrutura empresarial, ou seja, definir processos-chave da empresa e o organograma de papéis e responsabilidades que as pessoas terão dentro da organização.

Além disso, para que seja possível fazer a gestão desses processos, é importante criar Indicadores, Metas, Relatórios e Controles.

Cada área da empresa possui suas próprias ferramentas de gestão e controle, tanto no nível operacional e tático, quanto no nível estratégico.

7. Análise SWOT ou Análise FOFA

Plano de Negócios Analise FOFA Analise SWOT Matriz Swot

A Análise SWOT ou Matriz SWOT é uma ferramenta muito utilizada no processo de planejamento de uma empresa.

As siglas da Análise SWOT estão em inglês e significam: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Por isso, aqui no Brasil, a Análise SWOT também é chamada de Análise FOFA.

A Análise SWOT ou Análise FOFA, consiste em uma análise de todas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças que puderem ser verificadas no seu Plano de Negócios.

8. Planejamento de Marketing e Vendas

O principal objetivo do Planejamento de Marketing e Vendas é vender mais e conferir maior valor à marca e aos produtos e serviços da empresa.

Além disso, entre os outros objetivos de um plano de Marketing, podem estar: conquistar um novo mercado, lançar um produto no mercado, melhorar a imagem da marca da empresa, vender mais, conquistar mais clientes, entre outros.

Para uma empresa que está começando, o principal objetivo de marketing é, sem dúvidas, lançar a empresa no mercado e conquistar seus primeiros clientes. 

9. Plano Financeiro e Análise de Viabilidade

Plano de Negócios Plano Financeiro

Um dos principais objetivos do Business Plan é saber se o negócio é viável financeiramente, ou seja, saber se o negócio tem chances de ser lucrativo.

Por isso, é importante fazer o Plano Financeiro, também chamado de Análise de Viabilidade do Negócio. 

Para tanto, são realizadas uma série de análises financeiras que envolvem 5 elementos principais:

1 – valor do investimento inicial
2- custos de produção
3 – despesas
4 – preço
5 – projeção de vendas

A partir da análise desses fatores, é possível saber se o negócio será viável e a partir de que mês começará a dar lucro.

É importante dizer que esse estudo de viabilidade financeira é uma projeção, ou seja, é um cenário projetado, e varia de acordo com a realidade dos fatos ao longo da implementação do plano.

10. Plano de Lançamento do Negócio

Implantação de Plano de Negócio Execução Tirar do Papel Abrir Empresa

Finalmente, chegamos na última etapa: o Plano de Lançamento do Negócio. É hora de tirar o seu Plano de Negócios do papel!

Nesta etapa final, é elaborado o Cronograma de Implantação do negócio, que elenca todas as ações necessárias para a implantação do negócio.

Assim, o Plano de Lançamento deve conter:

  • Todas as ações necessárias para implantação do negócio
  • Datas de execução de cada uma das ações
  • Responsável pela execução da ação
  • Status de cada ação (A fazer, Em andamento, Concluída)

É importante lembrar que algumas ações dependem de outras para começar. Por exemplo, para fazer a fachada da loja, é preciso antes fazer o logotipo da empresa.

Portanto, é importante definir as datas pela ordem de execução de cada atividade, considerando a interdependência das atividades do plano.

Como fazer o Plano de Negócios?

Para quem não tem familiaridade com negócios, administração e finanças, eu sugiro que baixe um modelo de Plano de Negócios Pronto. 

Esse modelo servirá de orientação para a elaboração do seu plano. (Eu estou indicando o que nós elaboramos, mas existem diversos bons modelos na internet).

Então, vá seguindo cada etapa do plano e fazendo suas pesquisas e análises. O objetivo é elaborar um documento com todas as informações de cada etapa.

Algumas etapas vão demorar mais do que as outras, é normal. A etapa de análise de mercado costuma ser a mais demorada, por exemplo. Por outro lado, a Análise SWOT costuma ser bastante rápida.

O que você não souber, você pode pesquisar na internet. Hoje dia, tudo está na internet e é possível fazer o plano com as orientações que você encontra no Google facilmente.

Além disso, você também pode fazer cursos sobre finanças, administração e marketing, que o ajudarão a elaborar o plano para a sua empresa.

Todo o conhecimento que você não tiver, é preciso buscar. Você vai precisar não apenas para elaborar o Business Plan, mas principalmente para atuar no dia a dia da sua empresa.

Para que você possa ter uma ideia, um plano bem completo costuma ter de 30 a 50 páginas.

A diferença do Plano de Negócios e do Pitch de Negócios

Muitas pessoas têm essa dúvida. Eu costumo dizer que o Plano é a base sólida estrutural e o Pitch é a apresentação para os investidores.

O Plano é onde estão todas as informações detalhadas do seu negócio. Ou seja, todas as análises aprofundadas, com descrições elaboradas, análise de viabilidade financeira com projeção de cenários. É no plano que são feitas todas as avaliações de riscos e oportunidades.

O Pitch é um resumo do plano, onde o empreendedor irá apresentar o highlights da sua ideia, ou seja, as principais informações. Por isso, não é possível fazer o Pitch sem o Plano. Portanto, antes de fazer o Pitch de Negócios, você precisa fazer o Plano de Negócios.

Confira o post completo que elaborei falando sobre a Diferença entre o Plano de Negócios e o Pitch de Negócios com dicas e quadro comparativo entre os dois.

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– Planeje sua empresa com a  Consultoria Plano de Negócios
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Sobre a autora

Curso Plano de Negócios Profissional
Adriana Kimi Rodrigues,
é CEO & Founder da Vamos Tirar do Papel, Consultoria Empresarial e Agência de Marketing especializada em lançamento de empresas, marcas, produtos e serviços. Formada em Marketing pela ESPM, com MBA em Gestão Empresarial pela BSP, é também empresária fundadora da agência de turismo Brasileiros pelo Mundo, com experiência de mais de 15 anos na área de planejamento e execução de projetos em grandes empresas.

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