13
jul 2021

Qual a diferença entre Canvas e Plano de Negócios? – Saiba como e quando usar cada um deles.

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Qual a diferença entre Canvas e Plano de Negócios? Saiba como e quando usar cada um deles.

 

Muitos não sabem qual a diferença entre Canvas e  Plano de Negócios.  Ainda que ambos sejam essenciais para o desenvolvimento saudável de qualquer ideia, são ferramentas muito diferentes. 

Segundo o Sebrae, um dos principais motivos para que uma empresa feche é a falta de planejamento prévio. Por isso a importância de entender o que esses dois termos significam, bem como qual a diferença entre eles e quando cada um deve ser aplicado.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é o Canvas.
  • O que é um Plano de Negócios.
  • Quando usar o Plano de Negócios e o Canvas.
  • Diferença entre Canvas e Plano de Negócios.

 

O que é o Canvas?

 

Para identificar qual a diferença entre Canvas e  Plano de Negócios, em primeiro lugar é preciso entender qual a função de cada um deles. 

Hoje em dia o Canvas é a forma mais usada  para criar um Modelo de Negócios. Desse modo, acabou tornando-se um sinônimo para o mesmo.

A ferramenta criada pelo consultor Alexander Osterwalder em 2008 ficou famosa por tratar-se de um método simples e visual.

É um documento prático que organiza elementos e etapas, formando um sistema que representa como a sua empresa funciona e como ela cria e entrega valor para seus clientes

Através da metodologia do Canvas é possível montar um Modelo de Negócio resumindo as características do empreendimento.

O Canvas é composto com um único quadro, composto por 9 blocos.  São eles:

  • Parcerias principais
  • Atividades principais
  • Recursos principais
  • Proposta de valor
  • Relacionamento com clientes
  • Canais
  • Segmento de clientes
  • Estrutura de custos
  • Fontes de receita

 

Com o Canvas preenchido fica claro como será o funcionamento da empresa. Sendo assim, esse documento deve ser um guia para as tarefas diárias.

Como resultado, é um quadro flexível que permite outras visões e ajuda na implementação de propostas e discussões entre sócios e funcionários.

 

O que é um Plano de Negócios?

Diferença entre Modelo de Negócio e Plano de Negócios

Em seguida, apresentamos o Plano de Negócios  que é a principal ferramenta de planejamento de qualquer empresa. Um instrumento que concentra informações detalhadas sobre todas as etapas que fazem parte do negócio.

É necessário mergulhar no mercado, estudar e buscar informações, para entender cada detalhe e verificar se a ideia inicial realmente pode trazer retorno financeiro.

Normalmente, as Etapas do Plano de Negócios são as seguintes:

  • Perfil do Empreendedor
  • Concepção do Negócio, Identidade de Marca e Posicionamento
  • Análise de Mercado, Fornecedores e Concorrência
  • Definição de Produtos e Serviços
  • Análise do Perfil Consumidor
  • Estrutura Empresarial, Indicadores e Controles
  • Análise SWOT
  • Planejamento de Marketing
  • Planejamento Financeiro e Análise de Viabilidade
  • Plano de Lançamento do Negócio

Porém, é preciso dizer que essas etapas podem variar, de acordo com o segmento do negócio ou mesmo com o objetivo do projeto. O que não irá variar é a importância do Plano de Negócios para a sua empresa.

Além de ser um documento minucioso e a principal ferramenta para o planejamento do empreendimento, o Plano de Negócios também prova a viabilidade do negócio para você e para futuros investidores. 

 

Quando usar o Canvas e o Plano de Negócios.

Diferença entre Canvas e Plano de Negócios

 Ficou claro que tanto o Canvas quanto o Plano de Negócios são documentos importantes, concorda? Mas quando devemos aplicar cada um deles?

O Canvas deve ser feito primeiro, por se tratar de um documento mais objetivo e resumido, com as principais informações da empresa ou serviço.

Uma vez que a maneira como seu negócio irá criar e entregar valor para seus clientes seja definida, você terá um guia para desenvolver o Plano de Negócios com as pesquisas minuciosas e as informações detalhadas necessárias.

 

Diferença entre Canvas e Plano de Negócios.

Diferença entre Canvas e Plano de Negócios

Chegamos até aqui entendendo melhor o que cada um desses processos faz e quando devemos aplicar cada um deles. Mas qual a real diferença entre Canvas e Plano de Negócios?

 Em primeiro lugar, o Canvas é um documento prático e visual, com informações objetivas em um único quadro.

Por outro lado, o Plano de Negócios é um documento detalhado, com pesquisas e informações sobre todas as etapas do empreendimento, bem como do mercado em que está inserido.

Toda empresa tem um Plano de Negócios, mas pode ter vários Canvas, de acordo com os serviços oferecidos. 

 Outra diferença entre Canvas e Plano de Negócios é que o primeiro é direcionado para a execução de tarefas diárias. Ele ajuda na implementação de proposta e discussão entre sócios e funcionários.

Enquanto o segundo, além de um documento interno, também é um instrumento para comprovar a viabilidade financeira para futuros investidores.

O formato é outra diferença entre Canvas e Plano de Negócios, conforme dito anteriormente o Canvas é um quadro que pode ser desenvolvido em poucas páginas, além de permitir alterações simples e rápidas.

De acordo com seus criadores, devido ao Canvas ser tão dinâmico, o ideal é que o quadro seja preenchido com notas adesivas.

Em contrapartida, o Plano de Negócios é extenso e detalhado, com uma frequência menor de alterações.

Um Modelo de Negócios, ou Canvas, pode ser replicável para mais de uma empresa, ainda que atuem de mercados diferentes. Isso funciona para as franquias e serviços de streaming, por exemplo.

Ao contrário do Plano de Negócios que é único, pois nenhuma outra empresa possuirá as mesmas peculiaridades, produtos, contabilidade e processos que a sua. 

Conclusão sobre a diferença entre Canvas e Plano de Negócios

Podemos resumir dizendo que o Canvas é visual, objetivo e está direcionado ao cliente. Além de visar a funcionalidade do dia-a-dia.

Enquanto o Plano de Negócios é textual, complexo e minucioso, com todas as especificações necessárias. Além de estar focado na empresa, com todas as informações do micro e macro ambientes. 

Para finalizar, concluímos que ambos se completam e são muito importantes para o desenvolvimento saudável de uma empresa. Pois ainda que a execução seja a parte mais emocionante de empreender, sem o planejamento adequado os riscos de perder tempo e dinheiro são muito altos.

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Sobre a autora

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Adriana Kimi Rodrigues,
é CEO & Founder da Vamos Tirar do Papel, Consultoria Empresarial e Agência de Marketing especializada em lançamento de empresas, marcas, produtos e serviços. Formada em Marketing pela ESPM, com MBA em Gestão Empresarial pela BSP, é também empresária fundadora da agência de turismo Brasileiros pelo Mundo, com experiência de mais de 15 anos na área de planejamento e execução de projetos em grandes empresas.

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